para todas as línguas

Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de julho de 2011

Angra em Macapá


Para quem duvidava que este dia enfim chegaria, eis que a noticia surge como um balde de "Aqua", com o show que promete ser o mais tempestuoso que Macapá vai receber. O trocadilho foi em relação ao atual álbum da banda Angra, que no dia 31 deste mês, estará em terras amapaenses para o encerramento do Equador Verão, evento realizado pelo Governo do Estado.

Essa é uma ousada proposta, afinal não é em todo dia que um evento eclético como este termina com show de heavy metal. Há quem ainda não creia que o Angra virá de fato, mas as expectativas da maiora são as melhores.

Para quem é fã, é a realização de um sonho praticamente impossível, haja vista que a banda quase não faz shows na região Norte do Brasil, indo no máximo, até Belém. E para quem não conhece o trabalho do Angra, uma boa oportunidade de ver os músicos ao vivo, que já estão há mais de 20 anos produzindo sua arte


A banda

A história do Angra iniciou em 1991, formada por Antônio "Toninho" Pirani, então proprietário da revista Rock Brigade e do selo Rock Brigade Records por volta de 1991, no auge do estilo metal melódico. Toninho convocou músicos e outros velhos conhecidos como o vocalista Andre Matos, com quem já havia trabalhado nos tempos de Viper como empresário. Os músicos Kiko Loureiro (guitara), Rafael Bittercout (guitarra), Luís Mariutti (baixo), e Marcos An completaram o time. A idéia era aproveitar a onda do power metal (ou metal melódico como o gênero ficou conhecido no Brasil) que estava bastante popular na Europa, Japão e no Brasil graças a nomes como Helloween e Gamma Ray, porém com uma identidade e influências brasileiras, dito folk metal brasileiro. Ao todo a banda já vendeu mais de 5 milhões de discos no mundo todo

O nome significa deusa do fogo na mitologia tupiniquim, além de significar uma pequena enseada ou baía usada como porto natural. Além disso, também foi escolhido por parecer com o adjetivo em inglês angry, que significa "raivoso".

O quinteto ensaiou praticamente por um ano para lançar sua primeira demo tape, intitulada Reaching Horizons em 1992. No ano seguinte, ainda desconhecidos do grande público, o Angra viajou para a Europa para gravar seu primeiro LP Angels Cry obteve boa repercussão tanto no Brasil como no exterior (principalmente no Japão). O álbum apresentava uma mistura de metal e música clássica, sonoridade que marcou o estilo da banda

Pouco antes das gravações do álbum, Antunes deixou a banda, o que fez com que a bateria fosse gravada por Alex Holzwarth. Em seguida, Ricardo Confessori assumiu as baquetas do Angra.

Além de Angels Cry, com essa formação a banda gravou também Holy Land (1996), Holy Live (1997), Freedom Call (1997) e Fireworks (1998). Em 2000, Andre, Luís e Confessori deixam a banda no início de 2001, uma nova formação era anunciada com Aquiles Priester na batera, Felipe Andreoli no baixo e Edu Falaschi no vocal e gravam o álbum Rebirth e emete à nova fase vivida pela banda a partir do primeiro semestre daquele ano e foi gravado no Brasil e Alemanha.

Em 2008, Aquiles Priester, após uma nova crise da banda deixa o grupo e em 2009, Ricardo Confessori retorna ao seu posto.

Com o sucesso da nova fase, a banda gravou Hunters and Pray (2002), Temple of Shadows (2004), Aurora Consurgens (2006) e atualmente esta em turne com o álbum Aqua (2010).

Em fevereiro de 2011 a banda fez uma turnê pela Europa divulgando o álbum Aqua, tendo como banda de abertura a banda Kattah, produzida pelo vocalista Edu Falaschi.

Também em 2011, o Angra completa 20 anos, e já fez turnês, com a banda Sepultura. Nesse ano, fará participação no dia Metal do Rock in Rio.

Em maio, Macapá recebeu guitarrista da banda, Kiko Loureiro para um workshop de guitarra. Nosso blog entrevistou o guitarrista. A entrevista pode ser lida aqui

Músicos Convidados
  • Milton Nascimento - Vocal em "Late Redemption" (no álbum Temple of Shadows)
  • Hansi Kürsch - Vocal em "Winds of Destination" (no álbum Temple of Shadows)
  • Sabine Edelsbacher - Vocal em "Spread Your Fire" e "No Pain for the Dead" (no álbum Temple of Shadows)
  • Kai Hansen - Vocal em "The Temple of Hate" (no álbum Temple of Shadows) e Guitarra em "Never Understand" (no álbum Angels Cry)
  • Dirk Schlächter - Guitarra em "Never Understand" (no álbum Angels Cry)
  • Sascha Paeth - Guitarra e Violão em "Never Understand" (no álbum Angels Cry)
  • Alex Holzwarth - Bateria (gravou Angels Cry)
  • Thomas Nack - Bateria em "Wutheringh Heights" (no álbum Angels Cry)
  • Leck Filho - Teclados (em apresentações ao vivo em turnês entre 1993 e 1998)
  • Fábio Ribeiro - Teclados (em algumas apresentações ao vivo na "Angels Cry Tour" e na "Fireworks Tour")
  • Günter Werno - Teclados (em algumas apresentações ao vivo na "Rebirth World Tour")
  • Fabio Laguna - Teclados (no DVD Rebirth World Tour: Live in São Paulo, no EP Hunters and Prey e em apresentações ao vivo em turnês entre 2001 e 2007)
  • Daniel dos Santos - Teclados (em apresentações ao vivo na "Back To Life Tour" em 2009 e início de 2010)
  • Rosa Vocal - Backing vocals (no álbum Aqua)
  • Amon Lima - Violino (em apresentações ao vivo em alguns shows na Ásia na "Aqua World Tour")

Discografia


Álbuns de Estúdio

Ano Título Gravadora Vendas Certificações
1993 Angels Cry JVC Japan 700 000 Gold.png Ouro RIAJ
1996 Holy Land Gravadora Eldorado 500 000 Gold.png Ouro RIAJ
1998 Fireworks Paradoxx Music 500 000
2001 Rebirth Paradoxx Music 1 100 000 Gold.png Ouro RIAJ
Gold.png Ouro ABPD
Gold.png Ouro BVMI
2004 Temple of Shadows Paradoxx Music 500 000 Gold.png Ouro RIAJ
Gold.png Ouro ABPD
2006 Aurora Consurgens Paradoxx Music 150 000
2010 Aqua JVC Victor,SPV Steamhammer 70 000

EP

Ano Título
1996 Freedom Call
1996 Live Acoustic at FNAC
1998 Acoustic...and More
2002 Hunters and Prey

Demos

Ano Título
1992 Reaching Horizons
1995 Eyes of Christ
2001 Acid Rain
2004 5th Album Demos

Ao Vivo

Ano Título
1997 Holy Live
2003 Rebirth World Tour: Live in São Paulo

Box

Ano Título
1998 The Holy Box
2004 Ark of Shadows

Singles

Data de Lançamento Título
1994 Evil Warning
1996 Make Believe
1998 Lisbon
1998 Rainy Nights
2002 Pra Frente Brasil
2004 Temple of Hate
2004 Wishing Well
2006 The Course of Nature
2010 Arising Thunder

Videografia

Clipes

Clipes
Nome Álbum Ano de lançamento
Carry On Angels Cry
1993
Time Angels Cry
1993
Make Believe Holy Land
1996
Lisbon Fireworks
1999
Rebirth Rebirth
2001
Pra Frente Brasil Exclusivo para a Copa Do Mundo 2002
2002
Waiting Silence Temple of Shadows
2004
Wishing Well Temple of Shadows
2004
The Course of Nature Aurora Consurgens
2006
Lease of Life Aqua
2010

DVD/VHS

DVD
Nome Ano de Lançamento
Rebirth World Tour - Live in São Paulo
2003
VHS
Nome Ano de Lançamento
Live In Rio De Janeiro 2001
2002
Rebirth World Tour - Live in São Paulo
2002

Atividades paralelas

Paralelamente, os membros da banda também se dedicam a clínicas, workshops e aulas, atividade que sempre marcou a atuação dos músicos do Angra. Os cinco são constantemente convidados a transmitir seu conhecimento, tanto no Brasil como no exterior, o que faz com que sirvam de influência para diversos estudantes de música e grupos iniciantes. Esses eventos, realizados de maneira informal e didática, fazem com que o Angra seja ainda mais respeitado em todos os locais onde se apresenta, sendo comuns inclusive os convites para que seus músicos visitem escolas de música durante suas turnês internacionais.

Na condição de músicos consagrados, os integrantes do Angra também estão popularizando seu conhecimento através de vídeo-aulas. Kiko Loureiro lançou duas fitas, Os Melhores Solos e Riffs do Angra e Técnica e Versatilidade, além de ter gravado três álbuns: "No Gravity", "Universo Inverso" e o recém-lançado "FullBlast", enquanto Felipe Andreoli lançou no mesmo formato o vídeo Angra Bass, e também ele voltou para a antiga banda, Karma, gravando o cd Leave Now!!!, e ainda participa do projeto VOX com os integrantes do Karma, além também de participar do projeto Freakeys de Fábio Laguna. A editora japonesa Prime Direction lançou mais um songbook da banda, contendo as tablaturas e as partituras de todos os instrumentos das canções do álbum Rebirth. O livro está saindo apenas no Japão, numa edição luxuosamente encadernada.

O Angra ainda teve sua biografia com foto publicada na enciclopédia Power Metal, da série RockDetector, lançada pela Cherry Red Books, da Inglaterra. Kiko Loureiro também foi destaque de capa de uma edição especial da revista japonesa Young Guitar, com direito a chamada em português, “Mate-se de Praticar”, além de participar no CD da banda Blezqi Zatsaz, do tecladista Fábio Ribeiro, tocando em cinco faixas. Edu Falaschi, por sua vez, gravou as canções Pegasus Fantasy, Blue Forever para o anime e Never para o filme do anime Cavaleiros do Zodíaco, Prólogo do Céu.

As canções também fazem parte da versão brasileira da trilha sonora do mesmo anime, e em 2006 gravou o seu primeiro álbum solo, o Almah.[37] Aquiles Priester continua com a sua banda, o Hangar, em que em 2007 lançou o CD The Reason of Your Conviction, incluindo com DVD bônus e com ótimas vendas no Japão e no Brasil e Aquiles Priester no momento está se dedicando ao Hangar e está em turnê por todo o Brasil, além de participar diretamente no álbum Freakeys de Fábio Laguna.

Fonte: Wikipédia e blogs em geral

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Feliz dia do escritor

Hoje é dia daqueles que tem o dom de usar as palavras como forma de expressão: os escritores. Eles, que no silêncio consguem transmitir diversas mensagens, avisos, premonições, reflexões. Aqueles que não utilizam os sons e as imagens como instrumento de comunicação, mas as palavreas, que são a essencia de sua alma. Só quem entende essa necessidade de tirar histórias das gavetas e vê-las em livros são os amantes pelas palavras.

Tornar isso real é um prazer que aconselho sempre que todos sintam. A escrita me domina totalmente. Resolvi casar com ela e o mundo da Blogosfera só fez os laços se estreitarem.

Hoje, o tempo me consome e tenho poucas palavras, mas deixo aqui registradas em homenagen a todos os amigos que as utilizam

Parabens.

Um texto de quem admiro muito

"Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes.

Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota.

Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

Graciliano Ramos

sábado, 23 de julho de 2011

A maldição dos 27 voltou


Ontem (23) a cantora britânica e compositora de soul, jazz e R&B Amy Winehouse se despediu para sempre do cenário musical, com a prematura morte aos 27 anos por overdose. Com o fato, diversos veículos de comunicação voltaram a atenção para a chamada "maldição dos 27", que há tempos não dava as caras.

Ela agora faz parte do seleto grupo de artistas extremamente talentosos que morreram aos 27 anos. Janis Joplin, Jim Morrison, Jimi Hendrix, Brian Jones e Kurt Cobain.

A maldição glamourizada por tantos, na verdade, nada tem a ver com a idade, nem com o talento, nem com estilo musical, nem com música at all.

Todos nós sabíamos que isso aconteceria. Mais poderoso que o talento destes artistas, era o vício. Amy já estava morta e, provavelmente, precisava de um ‘teco’ para se sentir viva.

Ela se foi, mas felizmente sua obra é imortal!

Outros ídolos da maldição

Morto em 1970, também em Londres e sob circunstâncias nebulosas, Hendrix conquistou fama na década de 1960 ao mostrar seu talento com a guitarra, sendo considerado por muitos como um dos maiores guitarristas da história.

Uma das grandes cantoras de rock da década de 1960, conhecida por sua voz rouca e singular, a cantora norte-americana Janis Joplin também faleceu antes de completar 30 anos. A artista, que passou pelo Brasil em 1970 com sua turnê, ano de sua morte, foi vítima de uma overdose de heroína.


Em 1969, o ex-Rolling Stones Brian Jones foi encontrado no fundo de sua piscina, e declarado morto por afogamento. Ele tinha 27 anos.


Em 1971, o compositor e cantor Jim Morrison, vocalista e líder da banda The Doors, também faleceu. Ele havia dado um tempo na banda e tentava se dedicar a outras atividades. Foi encontrado em um hotel de Paris, França.


Mais de duas décadas depois, também com 27 anos, Kurt Cobain, vocalista da banda de rock Nirvana, foi encontrado morto em sua casa, após dar um tiro de espingarda na cabeça. O cantor sofria de depressão e também fazia uso de drogas.


fonte: http://kid-bentinho.blogspot.com

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Amigo estou aqui...



Amigos ! A família que podemos escolher, o que seria da minha vida sem vocês???

Totalmente cinzenta, vazia, afinal, com os amigos posso compartilhar diversos momentos especiais. Amizade é algo que não se explica, simplesmente acontece! Os amigos sempre sabem quando se existe o sentimento de fidelidade, confiança e cumplicidade.

Os amigos sempre estão ao nosso lado. Seja em momentos de vitória ou derrota, alegria ou tristeza, conquista ou fracasso. Com eles, troco segredos, declarações, ideias, emoções.

Minhas amizades são naturais e surgem a partir de coisas em comum, ou nem tanto. Sinto saudades de meus amigos, fico alegre quando estão felizes, dou forças quando precisam e confesso que sinto até ciúmes hehehehe. Mas eu sei que existe a recíproca, que é a melhor parte.

Mesmo que se passe tempos sem e ver, a verdadeira amizade não acaba. Por mais que apareçam compromissos ou outros amigos, a amizade simplesmente existe.

Atodos vcs amigos, muito obrigada pela amizade. Amo a todos de verdade!!!! feliz dia do Amigo gente.

E a seguir a canção que considero a maiz bela sobre amigos

Toy Story - Amigo Estou aqui

Disney

Amigo estou aqui

Amigo estou aqui
Se a fase é ruim
E são tantos problemas que não tem fim
Não se esqueça que ouviu de mim
Amigo estou aqui
Amigo estou aqui

Amigo estou aqui
Amigo estou aqui
Os seus problemas são meus também
E isso eu faço por você e mais ninguém
O que eu quero é ver o seu bem
Amigo estou aqui
Amigo estou aqui

Os outros podem ser até bem melhores do que eu
Bons brinquedos são
Porém, amigo seu é coisa séria
Pois é opção do coração (viu?)

O tempo vai passar
Os anos vão confirmar
Às três palavras que eu proferi
Amigo estou aqui
Amigo estou aqui
Amigo estou aqui

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dia Mundial do Rock


Hoje, 13 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Rock, um estilo musical de extrema importância para a juventude há mais de meio século. Muitos podem achar que o Rock é apenas mais uma música que um bando de moleques escutam, mas vamos analisar.

Você já parou para pensar que a grande maioria dos movimentos tem nas suas músicas alguma variante do Rock? O Rock não é o principio, mas o Rock faz parte fundamental da origem.
Já vi pessoas e mais pessoas rebaixando o Rock. Sofri e sofro até hoje discriminação por ser "rockeira".

O Rock originou a grande maioria dos movimentos. O Rock é sim um movimento, mas não um movimento como os outros. É um movimento completamente diferente. O Rock é o pai dos movimentos, o pai das tribos. Sem o Rock não existiriam headbangers, não existiriam psicodélicos, não existiriam punks.

Como o Rock é o pai dos movimentos, todo o verdadeiro rockeiro carrega em si a rebeldia do Punk, o luto pela sociedade do Gotico, o grito pela liberdade do Hippie... Ser rockeiro não é ser sem ideologia. Ser rockeiro é ser de todas as ideologias e de nenhuma ao mesmo tempo.

E para mim, sem palavras, o rock tem influenciado minha vida desde minha infância, através de várias bandas, como por exemplo:

1 - Engenheiros do Hawaii

Primeira banda de rock de fato que tive o prazer de escutar, por influencia de meus irmãos e pais. E por meio de suas letras e genialidades musicais, Humberto Gessinger e sua banda marcaram minha vida e até hoje ainda é referencia em meu dia-a-dia

2 - Nirvana

Como conversei um dia desses com um amigo meu, muita gente tem vergonha de dizer que escutou Nirvana. Pô,, acho isso uma idiotice, pois querendo ou não a banda foi e é a porta de entrada para muita gente ao mundo do rock and roll. E como desprezar a banda que com seu grunge, sacudiu a década de 90, levando o rock novamente a paradas de sucesso?

3 - Guns N´Roses

Axl Rose pode ser um vocalista complicado, mas no tempo em que rock pesado se valia de muito laque e maquiagem (glam rock, adoro tbm), o Guns chegou metendo o pé na porta com o verdadeiro espírito baderneiro que surgiu na década de 70 e conquistou a nação rock.

4 - Led Zeppelin

Através de "Imigrant Song" e "Black Dog", o Led, especialmente Jimmy Page me influenciaram a querer tocar guitarra. Mas a paxão surgiu mesmo mais tarde

5 - Angra

Aos 12 anos de idade, quando escutei pela primeira vez "Carry On", quase caí da cadeira e perguntei "Que banda é essa? Preciso conhece-la" e a partir daí, o heavy metal entrou de vez em minha vida. Além disso, o Angra me trouxe diversos beneficios, como conhecimentos musicais, amigos e um lindo garoto apaixonado por metal

6 - Oficina G3

Ao ter o primeiro contato com a banda, não pude acreditar que se fazia rock cristão, e o melhor, de qualidade. A partir disso, Oficina G3 entrou e vez em minha vida e me abriu as portas para o mundo bacana do rock gospel.

7 - Aerosmith

Novamente o hard rock aparece, como a banda que , com seus hits e videoclips, marcaram minha infância

8 - AC/DC

Conhecia pouco da banda, mas um tempo desses conversava com uma amiga e ela definiu que o AC/DC é a banda que mais tem a minha cara: inquieta, divertida, de atitude e rock and roll. E mais: acresentou que sou a personificação de Angus Young. Fiquei lisonjeada e feliz, afinal essa é uma das minhas favoritas.

9 - Pitty

Muitos podem desprezar, mas conheci o trabalho da baiana em 2003 e com "Máscara", percebi que meninas também poderiam ingressar nesse mundo fantástico do rock. Daí, surgiu a vontade de ter minha banda. Nunca deu certo, hehehehe, mas a chama continua

10 - Iron Maiden

10 entre 10 rockeiros a definem como importante em sua vida, e eu concordo, afinal é obrigatoria na playlist por sua qualidade no heavy metal. Além disso, foi a primeira banda internacional que tive a oportunidade de assistir ao vivo e fcara para sempre na memória

11 - Metallica

Tanto faz na fase trash metal ou mais pop, o Metallica já me divertiu em diversas "rockadas" de Macapá e até meu irmão, que nem é fã de metal, adora a banda. Com isso, me uni mais a ele e trocamos ideias sobre a banda.

12 - Arch Enemy

Angela Gossow é a mulher que conseguiu provar que também pode fazer um gutural de colocar muito marmanjo no chinelo. Uma das poucas que de fato sou fã no metal

13 - Pink Floyd

Progressiva, a banda Pink Floy tambem é grande influencia e marcou minha adolescencia, com suas melodias e letras

14 - Lamb of God

É a banda que conheci um dia desses e to gostando demais. Recomendo para vcs rockeiros de plaNTÃO. E de fato, quero continuar descobrindo bandas no estilo que leva multidões de pessoas ao delírio e marca diversas gerações

sábado, 9 de julho de 2011

Teaser trailer de The Dark Knight Rises pode ser exibido antes de Harry Potter .


Continuação de "Sherlock Holmes" também terá seu primeiro trailer

Texto: site Cinema com Rapadura

Apesar das filmagens do terceiro longa do Homem-Morcego dirigido por Christopher Nolan (“A Origem”) terem começado há pouco tempo, talvez possamos conferir o primeiro teaser na próxima semana. O site Superhero Hype divulgou a notícia de que um teaser trailer de “The Dark Knight Rises” será anexado às cópias em 2D, 3D e IMAX de “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2”, que estreia no próximo dia 15.

De acordo com o site, o lançamento da prévia de cerca de 93 segundos virá acompanhado pela divulgação do primeiro pôster oficial do filme. Apesar da boa surpresa, não é certo esperar muito material neste primeiro teaser, talvez apenas passagens sonoras sobre alguma imagem do símbolo do morcego – tal como foram os primeiros teasers dos filmes anteriores.

Ainda segundo o Superhero Hype, será lançado na mesma oportunidade o primeiro trailer de “Sherlock Holmes: A Game of Shadows”, continuação do longa de 2009 lançado pela Warner Bros., que estreia em 16 de dezembro nos EUA. De várias maneiras, esse próximo “Harry Potter” parece que valerá o ingresso.

O aguardado “The Dark Knight Rises” tem estreia prevista para julho de 2012.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

CURSO FANTASY DESENHOS e HQ!


PROGRAMAÇÃO



Instrutor:

FRANCISCO OSSION RODRIGUES LEITE, desenhista, ilustrador, artista plástico. Profissional da arte dos quadrinhos, com trabalhos publicados, e vários cursos realizados ao longo de mais de 20 anos, nesta oficina vem mostrar as dicas, as técnicas do desenho da arte da fantasia e dos quadrinhos. Baseado nos trabalhos dos grandes mestres desse meio, como Frank Frazzeta, Luis Royo, Richard Corben, Boris Valejo e tantos outros.

Breve resumo sobre a arte da fantasia e sobre as HQS.

Arte da Fantasia.

Seres imaginários, ficção, mitologia, poderia-se dizer muito mais sobre esse tema, mas por tratar-se de um resumo, será colocado apenas uma síntese do que é o mundo da fantasia e da criação de personagens.

"Arte fantástica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Arte fantástica é um gênero de arte não muito bem definido,que demonstra a fantasia. Acredita-se que o primeiro artista "fantástico" tenha sido Hieronymus Bosch. Outros artistas que foram definidos como fantásticos são Brueghel, Giuseppe Arcimboldo, Matthias Grünewald, Hans Baldung Grien, Francisco de Goya, Gustave Moreau, Henry Fuseli, Odilon Redon, Max Klinger, Arnold Böcklin, William Blake, Gustave Doré, Giovanni Battista Piranesi e Salvador Dalí.
A fantasia tem sido uma parte integrante da arte desde seus primórdios, mas foi particularmente importante para o maneirismo, a arte romântica, o simbolismo e o surrealismo. A arte fantástica celebra a fantasia, a imaginação, o mundo dos sonhos, o grotesco, visões e outros mundanismos. Com o simbolismo ela divide a escolha de temas tais como a mitologia, o ocultismo e o misticismo.
Em francês o gênero é chamado "le fantastique"; em inglês é algumas vezes referido como arte visionária, arte grotesca ou arte maneirista.
A arte fantástica não deve ser confundida com a arte de fantasia, que é o domínio de ilustradores de ficção científica e fantasia, tais como Boris Vallejo e outros."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_fant%C3%A1stica

Portanto pessoal, não confundam ARTE FANTÁSTICA como se fosse A ARTE DA FANTASIA. Como se vê acima, no artigo da Wikipédia.

História em Quadrinhos - HQ's.

A arte da fantasia e outros estilos de desenho e pintura de uma grande diversidade, estão inseridos no contexto dos quadrinhos também, e não só da ilustração em si. Os quadrinhos englobam diversos aspectos de linguagem e de mostra visual. (Você tem como exemplos, desde os quadrinhos com arte miníma de rabiscos, (os desenhos imaginários de uma criança do mundo como ela vê), pré-história, etc) até os maiores mestres das artes expondo todo seu conhecimento e talento no que ele sabe se expressar de melhor (, Burne Hogarth, Steve Ditko, etc, ).

Banda desenhada, BD, história aos quadradinhos ou história em quadrinhos, quadrinhos, gibi, HQ, revistinha é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados gêneros e estilos. São, em geral, publicadas no formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em revistas e jornais. Também é conhecida por arte sequencial.

A banda desenhada é chamada de "Nona Arte". O termo "arte sequencial" (traduzido do original sequential art), criado pelo quadrinista Will Einser com o fim de definir "o arranjo de fotos ou imagens e palavras para narrar uma história ou dramatizar uma ideia", é comumente utilizado para definir a linguagem usada nesta forma de representação. Umafotonovela e um inforgráfico jornalístico também podem ser considerados formas de arte sequencial.

A banda desenhada é conhecida por comics nos E.U.A, bande dessinée em França, fumetti na Itália, tebeos em Espanha, historietas na Argentina, muñequitos e cómicos em Cuba, mangás no Japão, manhwas na Coréia do Sul, manhuas na China e por outras várias designações pelo mundo fora.


CRONOGRAMA


Semana I

1. - Estudo: Corpo Humano (proporção, etc).
2. - Composição I: esboços. (corpo humano e cenários.)
3. - Composição II: encaixes geometricos no desenho (arte da fantasia, etc.)
4. - Esboços á lápis: estudos de técnicas e luz e sombra, volume,etc.
5. - Noções de pintura: Técnicas de Acrilíca, gouche, lápis de cor, colorização digital. (conceitos).

(Obs.: Quem já domina os traços á lapis e ja desenha começa com Estudo: Corpo Humano.
Porém, quemnão tem habilidade ainda com o desenho terá que estudar o módulo: da semana II, esboços: linhas, círculos, hachuras,etc. e depois o corpo humnano.)

Semana II

1 - Esboços : Linhas, círculos, hachuras, ovais.
2 - Estudo: Planos (geometria).
3 - Estudos: Geometria tridimensional.
4 - Tipos de esboço: estudo de esboços (acadêmico e para quadrinhos).
5 - Planejamento: Desenhos de quadros e requadros (quadrinhos).
6 - Diagramção de página e capas de revistas. (criação e modelos)
7 - Desenvolvimento: Argumentos, storylines, roteiros paar HQ's.(introdução).
8. - Finalização: Arte final (nankim, colorização: tradicional e computador (noções)).
9. - Conclusão: Página de qaudrinhos arte finalizada (aluno=individual).
10. - Encerramento: entrega dos certificados.

Multimídia:

1. - Exibição de filmes relacionados á aula
2. - Mostra de divulgação CD-rom interativo. (vendas).
3. - Sorteio de revistas, cd's, durante o curso.

Material do aluno:

01. prancheta de desenho (simples).
02. borracha tk média.(branca)
02-1. Conjunto de reguas esquadros (tipo kit escolar).
03 - lapiseira grafite b2
03.1 - Papel A4. sulfite (100 folhas)
03.2 - Bloco de papel canson A4. (OPCIONALl).
04. -Lápis de desenho b2, b3, b6 e HB.
04-1. - Canetas nankim: 02, 03 05,08. (pode ser uma a 0,03 se preferir).(OPCIONAL).
04-2. - Canetas hidrográficas (Uni Pin fine line made in japan) números: 0,8, 0,5, 0,3.
04-3. - Tubo de tinta nankim (pode ser escolar (mais barata) ou profissional (mais cara).
05 - pincel número 2 redondo e numero 6 redondo.
06. - conjunto de seis cores de tinta gouche.
06-1. PALHETA PLASTICA para mistura de tintas (para pinturas)
06-2. Aquarela escolar (OPCIONAL).
07. - Seis cores de tinta acrilica (tubos) amarela, vermelha, azul, verde, branca e preta ou sombra.(OPCIONAL)
08. - Dois recipientes plásticos (copinhos com tampa) e um pedaço de paninho de algodão. (30 cm + ou -).
(nas casas de venda de produtos para embalagens se encontra esse produto). ATENÇÃO: copinho feito de plástico mais duro e transparente ou leitoso (TEM QUE VIR COM TAMPA).

LOCAL DAS INSCRIÇÕES: LIGUE PELO TELEFONE 9113-4006 E 3224-1857 ou 01-07-2011,


mais informações, no blog

terça-feira, 5 de julho de 2011

1° Seminário Amapaense de Audiovisual Políticas de formação, produção e distribuição estarão em debate em evento inédito


Programação ocorrerá no período de 24 a 30 de julho, no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS)

Jéssica Alves

Mais do que apenas ser a técnica de projetar imagens para criar a impressão de movimento - através da gravação de imagens do mundo com câmeras, ou pela criação de imagens utilizando técnicas de animação ou efeitos visuais – o cinema é um verdadeiro artefato cultural considerado importante, pois a arte audiovisual, além de incluir diversos elementos de comunicação, tem o poder de provocar debates, discussões, risadas, melancolias, interagindo com a sociedade de forma direta.

O audiovisual se constituiu em uma força cultural e econômica dentro das trocas simbólicas na sociedade atual. A Amazônia Legal representa uma nova fronteira também de narrativas, cenários e idéias que, têm sido apropriadas por agentes do audiovisual nacional e internacional.

O Estado no Amapá, em contrapartida com outros estados, ainda não é reconhecido como um agente produtor do audiovisual, apesar da força que está começando a se erguer, com a intensificação dos cineclubes e produções como o curta-metragem “A Rosa” e o longa “Açucena e o poder da Amazônia”. As dificuldades de formação, produção e distribuição dos produtos ainda são as principais barreiras enfrentadas pelos atuantes no cenário local.

Com isso, entidades que atuam no audiovisual amapaense visaram a necessidade de se discutir os fatores que podem levar o avanço do seguimento e fomentaram a realização do 1º Seminário Amapaense de Audiovisual, no período de 24 a 30 de julho. Nele, serão discutidas as propostas do estado para o Fórum de Audiovisual da Amazônia Legal (FAAL), que acontecerá em julho de 2012, durante o Festival Guarnicê, no Maranhão.

O evento busca aglutinar os agentes do audiovisual amapaense em um espaço de reflexão, debate e qualificação que conduza à criação de estratégias para diagnosticar e dinamizar a produção audiovisual local observando o chamado tripé formação, produção e distribuição.

“Vamos buscar fazer um diagnóstico da cadeia produtiva no Estado e ressaltar a importância da formação de profissionais para produzir filmes, que também devem ser distribuídos. No entanto, fatores como a falta de cursos para a formação continuada de cineastas e a falta de salas de cinema são agravantes para o cenário amapaense. É muito importante a participação de todos os agentes do audiovisual local nesse debate e na elaboração de propostas que irão servir de base para a formulação de políticas públicas regionalizadas para o segmento”, destacou Alexandre Brito, gerente do Museu da Imagem e do Som no Amapá (MIS), um dos organizadores do seminário.

O evento contará com a presença do diretor Roger Elarrat, da minissérie paraense “Miguel, Miguel”; do diretor Fernando Segtowick, do curtamentragem paraense “Matinta”, e da diretora Manáira Carneiro, uma das participantes de “5xFavela – agora por nós mesmos”, que irão realizar debates com o público após a exibição de suas obras.

Atrações

Para subsidiar esses debates a organização do evento irá disponibilizar textos base para cada um dos temas gerais que serão debatidos: formação, produção e distribuição. Esses textos trarão um diagnóstico do setor, seus entraves e perspectivas. Abaixo segue a programação do evento.

- 1ª Jornada Amapaense de Cineclubes:

Nesse espaço, se reunirão as coordenações dos cineclubes existentes no estado para socializar suas práticas, histórias e debater propostas coletivas para a atuação das salas de exibição não comerciais do Amapá.

- Curso de Introdução ao Audiovisual:

O curso será ministrado por Cassandra Oliveira, aluna da Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba. O valor da inscrição é de R$ 30,00. O curso abrirá apenas 15 vagas e terá certificado aos participantes;

- Rodadas de conversas:

Serão reuniões com agentes estratégicos para o audiovisual com objetivo que lhes apresentar as ações do segmento no estado buscando sensibilizá-los e ampliar o apoio a profissionalização da cena amapaense de audiovisual.

. Reunião com representantes das salas de cinema;

. Reunião com representantes das TV abertas locais;

.Reunião com parlamentares das esferas municipal, estadual e federal;

- Mostras de filmes:

Compondo a programação do 1º Seminário Amapaense de Audiovisual, realizaremos mostras de filmes sendo que, em três delas, as dos dias 28, 29 e 30, estarão presentes os diretores para debater com o público presente após a sessão de seus respectivos.

- “Miguel, Miguel”, minissérie paraense, com presença do diretor Roger Elarrat;

- “Matinta”, curtamentragem paraense, com presença do diretor Fernando Segtowick;

- 5xFavela – agora por nós mesmos, com presença da diretora Manáira Carneiro;


PROGRAMAÇÃO:

Domingo (24/07/11):
TURNO VESPERTINO
- Credenciamento para a participação no Seminário
Horário: De 14 às 18h
Local: MIS/AP
TURNO NOTURNO
- Solenidade de abertura do Seminário
Horário: A partir das 19h30
Local: MIS/AP
Segunda-feira (25/07/11):

TURNO MATUTINO
- Painel Formação
Responsável: Alexandre Brito
Horário: De 10 às 12h
Local: Auditório da Escola SESC

TURNO VESPERTINO
- Curso de Introdução ao Documentário
Ministrante: Cassandra Oliveira (aluna da Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba)
Horário: De 14 às 18h
Local: Auditório do MIS/AP
- Grupo de Trabalho (Formação)
Responsável: Alexandre Brito
Horário: De 15 às 18h
Local: Auditório do SEDET

TURNO NOTURNO
- Exibição do filme Nanook, o esquimó / Direção: Robert Flaherty
Horário: A partir das 19h30min
Local: Auditório do MIS/AP
Terça-feira (26/07/11)

TURNO MATUTINO
- Painel Distribuição
Responsáveis: Carla Antunes e Emília Borges
Horário: De 10 às 12h
Local: Auditório da Escola SESC

TURNO VESPERTINO
- Curso de Introdução ao Documentário
Ministrante: Cassandra Oliveira (aluna da Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba)
Horário: De 14 às 18h
Local: Auditório do MIS/AP
- Grupo de Trabalho (Distribuição)
Responsáveis: Carla Antunes e Emília Borges
Horário: De 15 às 18h
Local: Auditório do SEDET

TURNO NOTURNO
- Exibição (seguida de debate) do filme Santiago / Direção: João Salles
Horário: A partir das 19h30min
Local: Auditório do MIS/AP
Quarta-feira (27/07/11)

TURNO MATUTINO
- Painel Produção
Responsáveis: Pérola Pedrosa e Ana Vidigal
Horário: De 10 às 12h
Local: Auditório da Escola SESC

TURNO VESPERTINO
- Curso de Introdução ao Documentário
Ministrante: Cassandra Oliveira (aluna da Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba)
Horário: De 14 às 18h
Local: Auditório do MIS/AP
- Grupo de Trabalho (Produção)
Responsáveis: Pérola Pedrosa e Ana Vidigal
Horário: De 15 às 18h
Local: Auditório do SEDET

TURNO NOTURNO
- Exibição (seguida de debate) do filme Memórias do Subdesenvolvimento / Direção: Tomáz Gutierréz
Horário: A partir das 19h30min
Local: Auditório do MIS/AP
Quinta-feira (28/07/11)

TURNO MATUTINO
- 1ª Jornada Amapaense de Cineclubes
Responsável: Augusto Pessoa
Horário: De 10 às 12h
Local: Auditório do MIS/AP

TURNO VESPERTINO
- Curso de Introdução ao Documentário
Ministrante: Cassandra Oliveira (aluna da Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba)
Horário: De 14 às 18h
Local: Auditório do MIS/AP
- Grupo de Trabalho (Cineclubes)
Responsável: Augusto Pessoa
Horário: De 15h às 18h
Local: Auditório do SEDET

TURNO NOTURNO
- Exibição (seguida de debate) do filme Miguel, Miguel (PA) / Direção: Rorger Elarrat
Horário: A partir das 19h30
Local: Auditório do MIS/AP

Sexta-feira (29/07/11)
TURNO MATUTINO
- Reunião com Parlamentares
Horário: De 10 às 12h
Local: Auditório do MIS/AP

TURNO VESPERTINO
- Curso de Introdução ao Documentário
Ministrante: Cassandra Oliveira (aluna da Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba)
Horário: De 14 às 18h
Local: Área externa
- Reunião com os representantes das Salas de Cinema
Responsável: Augusto Pessoa
Horário: De 15 às 18h
Local: Auditório do MIS/AP

TURNO NOTURNO
- Exibição (seguida de debate) do filme Matinta Pereira (PA) / Direção: Fernando Segtowick
Local: Auditório do MIS/AP
Horário: A partir das 19h30min
Sábado (30/07/11)

TURNO MATUTINO
- Reunião com os Representantes das TVs Locais
Horário: De 10 às 12h
Local: Auditório do MIS/AP

TURNO VESPERTINO
- Exibição do filme resultante do curso de documentário
Horário: De 14 às 18h
Local: Auditório do MIS/AP
- Reunião com os representantes das Salas de Cinema
Responsável: Augusto Pessoa
Horário: De 15 às 18h
Local: Auditório do MIS/AP

TURNO NOTURNO
- Exibição (seguida de debate) do filme 5x Favela (PA) / Direção: Manaíra Carneiro
Local: Auditório do MIS/AP
Horário: A partir das 19h30min
Maiores informações: 3241-4440/Ramal 257 (Denise Costa) ou 8118-3510 (Alexandre Brito)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails