para todas as línguas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

AS BRUXAS ESTÃO A SOLTA! HAPPY HALLOWEEN







Esta não é uma festa tipicamente brasileira, então é compreensível quea maioria de nós, tupiniquins não sabe muito sobre o Halloween. Sabemos,através do cinema e a cultura pop dos Estados Unidos, da tradição de usar fantasias, pegar doces, pregar peças e outras coisas que encontramos nos filmes. Mas qual é a origem do dia das bruxas?


Segundo o site Wikipédia, “A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C.. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro, que marcava o fim do verão (samhain significa literalmente “fim do verão”)”. Há também a origem católica da festa, com a celebração do Dia de Todos os Santos.



“A festa inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III († 741) mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e All Hallow Een até chegar à palavra atual Halloween”, explica o site.



Fato curioso: A lanterna em forma de abóbora chamada de “Jack-o’-lantern” em inglês, em Portugal chama-se coca e o equivalente no Brasil é o personagem de folclore chamado Cuca.


E para comemorar a data indico alguns filmes bacanas:



Coraline (2009)



Os Fantasmas se Divertem (1988)



Abracadabra (1991)



Saga Harry Potter



Bram Stoker’s Dracula (1992)






O Estranho Mundo de Jack (1993)






A Noiva -Cadáver (2005)


A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999)


Hellraiser (1987)



PS; Notem que aí tem muito Tim Burton, que é uma referência no cinema-terror, mas também indico muitos outros filmes, como Drácula, A Família Addams, Halloween, a Noite do Terror, A Dama de Branco, O Corvo, Casa Mosntro... mas fica aí aberto a sugestões amigos. Bjus e HAPPY HALLOWEEN? Doces ou Sustos???

terça-feira, 11 de outubro de 2011

DItos de um poeta...

Em homenagem a Renato Russo, que completa hj 15 anos de partida, seleciono algumas frases dele que tem, significado para mim. "É tão estranho/ Os bons morrem jovens /Assim parece ser /Quando me lembro de você / Que acabou indo embora Cedo demais". Ele sabia definir em palavras certeiras o sentimento de milhões de pessoas. Viva Renato!

“Até bem pouco tempo atrás poderíamos mudar o mundo. Quem roubou nossa coragem?”

“Disciplina é liberdade;Compaixão é fortaleza;Ter bondade é ter coragem.”

“Às vezes nem me preocupo tanto comigo… Mas há pessoas que amo e não quero vê-las sofrer”


“Quando se aprende a amar,o mundo passa a ser seu.”


“Quando querem transformar Dignidade em doença Quando querem transformar Inteligência em traição Quando querem transformar Estupidez em recompensa Quando querem transformar Esperança em maldição: É o bem contra o mal E você de que lado está?”

"Vamos celebrarA estupidez do povo Nossa polícia e televisão Vamos celebrar nosso governoE nosso estado que não é nação..."

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

25 anos de Nenhum de Nós


Sim! Hoje a banda faz 25 aninhos de idade! Outra banda lá do Rio Grande do Sul que tanto admiro, hj chega ao patamar respeitado do rock nacional. Nenhum de Nós é uma banda que nasceu no dia 5 de Outubro de 1986, composta por Thedy Corrêa, Veco Marques, Carlos Stein, Sady Homrich e João Vicentti. Cresci ouvindo as suas músicas e até hoje não consigo parar, graças a um irmão que tenho, pelo rock das pampas que me apresentou a também banda gaúcha Engenheiros do Hawaii.

Como uma espécie de AC/DC do pop rock brasileiro, a banda desenvolveu um estilo próprio que resiste ao tempo e permanece instigante disco após disco. Sem a pretensão de reinventar a roda, mas entusiasmada para mostrar serviço ao público já cativo.

Nome da banda

O espetáculo de lançamento do trio com o nome Nenhum de Nós foi no mesmo bar com um público de umas 80 pessoas entre amigos e parentes. Precisavam de um nome para a apresentação. Eles buscavam um nome que provocasse curiosidade e que denotasse algo em comum entre os três: Nenhum de Nós enxerga direito; Nenhum de Nós rodou na escola; Nenhum de Nós foi para o quartel" etc. De tanto se repetir ficou este o nome: NENHUM DE NÓS.
Sou fã da banda justamente por esse estilo próprio de fazer músicas e o carisma que eles passam ao público. Desejo que muitos outros anos venham e mostrem a força do rock nacional, que tbm admiro muito


Posto abaixo uma das minhas canções favoritas


Jornais

Nenhum de Nós

Quantos filhos esperaram a chegada de seus pais
Tantos deles não vieram Não chegaram nunca
A calçada não é casa, não é lar Não é nada
Nada mais do que um caminho que se passa
Tão estranho pra quem fica... pra quem fica
As palavras no asfalto, nessa vida são tão duras
O carinho não consola mas apenas alivia
A calçada não é cama Não é berço Não é nada
Nada mais nos faz humanos sem afeto
E o medo é um abraço tão distante de quem fica
(REFRÃO)
Onde vai? Nós estamos de passagem
Onde vai? Onde a rua nos abriga
Onde vai? Estamos sempre de partida
Onde vai? Onde a rua nos abriga desse frio
As pessoas que se enrolam nos jornais não são mais notícia
Elas não esperam de um papel de duas cores mais que um pouco decalor
A calçada não é pai Não é mãe Não é nada
Nada mais do que um abrigo, um refúgio
Tão estranho pra quem passa... Pra quem passa

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails