para todas as línguas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Kiko Loureiro: Uma explosão sonora cheia de misturas

Foto: Jéssica Alves


Confiram aqui a entrevista exclusiva que realizei com o Kiko Loureiro, em sua passagem por Macapá. Matéria foi publicada no caderno Camarim de domingo (15/05)


Jéssica Alves

Considerado um dos melhores guitarristas brasileiros e figura carimbada no heavy metal nacional, após quase 20 anos de carreira com a banda Angra, o músico Kiko Loureiro na última quinta-feira (12) ele esteve em Macapá para a realização de um inédito show-workshop, onde quase 700 pessoas compareceram ao Teatro das Bacabeiras para acompanhar as performances e saber um pouco mais sobre sua vida, suas técnicas e conhecimentos de guitarra que o elevaram a ser eleito o melhor guitarrista do mundo pela revista japonesa “Burrn”. O evento teve clima descontraído e bem humorado respondendo a todas as dúvidas do público que estava presente e era composto não apenas por músicos, mas também por fãs do guitarrista da banda Angra.

Com a maioridade atingida ao lado de seu grupo principal, o músico paulistano já se tornou renomado internacionalmente conquistando cada vez mais fãs pelo mundo. Porém, sua veia criativa pedia por mais espaço além do Angra e acabou gerando três álbuns solos: “No Gravity”, “Universo Inverso” e “Fullblast”.

Além da banda principal e uma carreira solo, Kiko também lançou o projeto Neural Code, ao lado de Cuca Teixeira e Thiago Espírito Santo, no qual a mistura de jazz e rock fala mais alto. Além disso, o músico também colaborou com a turnê da vocalista Tarja Turunen (ex-Nightwish) pela Europa.

Em entrevista exclusiva ao caderno Camarim, ele destacou a importância que a mistura de estilos possui para o desenvolvimento da linguagem musical, além da importância do músico investir na própria composição, seu trabalho com o Angra e a carreira paralela, a qual Kiko Loureiro despeja influências brasileiras com qualidade sem soar repetitivo

Camarim – Você já imaginou um dia poder levar sua música a um local considerado distante, como Macapá, que não possui tradição em eventos de rock ou heavy metal?

Kiko Loureiro – No início de carreira não, mas com o passar dos anos sempre desejei vir a cidades do Norte do país. Acredito que até demora para que eu receba esses convites para cidades que nunca pude visitar, como Macapá. Já me apresentei e outras cidades, como Manaus, Belém, Boa Vista, Santarém e agora finalmente a capital do Amapá. E para mim esse é o lado bom de ser músico, poder viajar, conhecer lugares diferentes e levar sua musica a outras culturas

Foto: Maksuel Martins

Camarim – Você toca desde os 11 anos de idade. Qual foi o seu ponto de partida para se profissionalizar na musica?

Kiko – Profissionalização é um dos assuntos que as pessoas se perguntam bastante, especialmente os jovens na época do vestibular. Isso ocorreu comigo, pois sempre gostei de música, mas tinha muitas dúvidas. Fiz dois anos de faculdade de Biologia, enquanto tocava e articulava para seguir carreira. Também fiz por pouco tempo faculdade de Música, mas após isso, decidi continuar na Biologia e estudar música por fora. Comecei a dar aulas, tocar em bandas e até gravei uma vídeo aula. No entanto, tudo estava conspirando para eu virar músico. Estava gravando o primeiro disco do Angra e para isso, perdi algumas provas na faculdade e acabei desistindo. Investi em musica e deu tudo certo, pois estava fazendo aquilo que realmente gosto. Apesar de ser um grande esforço, sempre acreditei que poderia fazer isso

Camarim - Todo musico em inicio de aprendizagem encontra dificuldades a medida que avança seus conhecimentos musicais. Você quando iniciou no violão e na guitarra, encontrou dificuldades? Por curiosidade, já pensou em desistir de tocar e fazer musica? Se não, o que o mais motivou a continuar?

Kiko – No início do violão, existem muitos entraves. Podem ser exercícios mais chatos, tem horas que dói o dedo. Eu era muito novo quando iniciei e também passei por essas dificuldades. Mas foi por um curto período. O que me motivou foi a paixão pela música e profissionalmente nunca pensei em largar. Larguei de dar aulas, prefiro viajar e dar workshops, pois tenho oportunidade de interagir com mais pessoas e levar técnicas musicais.

Camarim - Qual foi a importância e influencias dos estudos de estilos variados, como o jazz e a música latina para formar a sonoridade melódica pesada no Angra?

Kiko – Foram fundamentais, pois todo músico deve tem que escutar de tudo e conhecer as diferentes linguagens musicais. Outro ponto interessante é conhecer músicas éticas das diferentes regiões do mundo, de como vieram e como elas se misturam a outros estilos. Assim ele fica mais a vontade para fazer o que quer e cria o seu próprio vocabulário. Assim como um profissional que deseja ampliar seus conhecimentos, busca diferentes obras e autores, ampliando as discussões e ideias. Na música funciona assim também.

Foto: Maksuel Martins

Camarim – Então você frisa que a mistura na composição musical é importante, pois muito se diz que o rock n roll atualmente é um estilo estagnado?

Kiko - Acredito que a mistura é o principal caminho para desenvolver uma nova linguagem. Em qualquer estilo, seja rock, metal, blues ou outros, se for tocar de forma diferente, o público mais xiita irá reclamar. Lembro do Lobão na década de 80, que tocou com a bateria da Mangueira no Rock in Rio. O pessoal vaiou por ser algo diferente. Demorou muito para surgir grupos como Sepultura ou Raimundos e incorporar a identidade brasileira dentro do rock. Vai do publico também, peermitir que se misture as coisas e o artista tem que forçar para criar uma identidade, pois é ai que surgem novos conceitos na musica

Camarim - Você acredita que o seu trabalho com o Angra e sua carreira solo são destinadas a diferentes públicos?

Kiko – Existe uma intersecção entre os públicos, pois no Angra também tem muito instrumental, solos, partes mais complexas, igual que tem na minha música e assim o público da banda vai escutar o meu trabalho solo. E há o público que é fã de guitarra e conhece meu trabalho, mas não o do Angra. Apesar de ser feito de maneira distinta, há essa ligação.

Camarim - – Qual o recado que você deixa para as bandas que estão iniciando, que querem apostar no metal para seguir carreira?

Kiko - Eu digo sempre na música em geral, vale para qualquer estilo. Você tem que ter dedicação, ensaiar, ter um espírito de se é uma banda, espírito de coleguismo. Muitas vezes é o que afeta a banda. Não ter preguiça para treinar, ensaiar. Sempre procurar compor, pois ela é um exercício, uma musculação cerebral. É um jeito teu de fazer, e isso que fará a diferença da sua banda no futuro. Pois quanto mais cedo você compor, mais cedo desenvolvera a maturidade e com isso a banda cria uma identidade.

Agradeço a JV Produções, Camila Ramos (blog Eu sou do Norte), Jornal a Gazeta Ravel Amanajás e Maksuel Martins pela contribuição.

Um comentário:

  1. Eu fui prestigiar as fritação na guitarrado que o Kiko Loreiro faz... muito Foda... Só o que deixou a desejar foi o som do Teatro que não me agradou muito... e tbm de algumas perguntas sem noção que foram feitas... Pow... Eu queria saber sobre os equips que ele usa ( o amp, pedais de efeito, guitarra, afinação que ele usa, essas coisas de qm tah tentando aprender tocar gostaria de saber), mas nem rolou.
    Mas valeu os R$25,00...
    t+

    by: willian_selhorst@hotmail.com

    ResponderExcluir

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails