para todas as línguas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Rock In Rio completa 25 anos


Há exatos 25 anos era dado início ao mais importante festival de rock que aconteceu aqui no Brasil. O Rock In Rio representou impactos tão semelhantes quanto o Festival de Woodstock. A loucura rolou entre os dias 11 e 20 de janeiro de 1985, quando um jovem empreário chamado Roberto Medina (grande rapaz)então com 35 anos teve a genial idéia de criar o festival para poder trazer grandes nomes do rock ao nosso país.

Se hoje em dia isso soa como uma intenção boba, naquela época não!! Em 1985 o Brasil estava se libertando das repressões militares e trazer artistas de fora em solos brazucas era praticamente impossível. Quando o cara saiu atrás de patrocinadores,dizendo que a intenção era trazer o Queen, eram várias portas fechadas. Mas a banda veio, e não apenas o Queen, mas também AC/DC, Iron Maiden, James Taylor, Ozzy Osbourne,Rod Stewart, e muitos outros (ta bom pra vc??.

Comportar artistas deste porte na ainda tímida América do Sul era quase impossível. Devido ao alto número de investimentos - Medina teve que dar o prédio da agência onde trabalhava como garantia de um empréstimo -, era preciso reunir mais de 1 milhão de pessoas. Um evento universal, que pudesse colocar o Brasil no hall do rock. A partir daí, foram oito meses de trabalho pesado.

Grandes nomes do cenário mundial estavam presentes , como Queen , AC/DC , Scorpions , Iron Maiden , Whitesnake , Ozzy Osbourne , Yes , etc ... pra delírio da galera .
Sem contar as atrações nacionais , Blitz , Paralamas do Sucesso , Lulu Santos , Barão Vermelho ...

A Cidade do Rock, construída para abrigar o evento em um terreno emprestado de 250 mil metros quadrados em Jacarepaguá, tinha nada menos que 50 lojas de produtos e conveniências, duas redes enormes de fast food, dois pequenos hospitais e um palco de quase 5 mil metros quadrados.

Como o dinheiro estava escasso e era preciso que o público viesse antes de se falar em lucros - e de fato, representou menos do que os organizadores imaginavam -, a iluminação de todos os shows foi gentilmente emprestada pelo Queen. Ninguém pareceu se importar. Aglomerações de pessoas e, numa referência quase nostálgica ao Woodstock, muita lama tomou conta da Cidade do Rock ao final de dez dias.

3 comentários:

  1. Com certeza o Rock'n'Rio foi uma das maiores manifestações artísticas musicais desde Woodstock. Meu pai e minha tia ganharam uma passagem com tudo incluso pra ir no Rock'n'Rio 2, quase que ficam por lá.

    Um belo blog, obrigado também pela visita.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, o Rock'n'Rio hoje não é no Rio. Vai entender...

    Abraço.
    Cinema para Desocupados

    ResponderExcluir
  3. O Rock Rio foi sem duvida um importante evento para nosso pais, abriu a mente das pessoas para a valorização do Rock em nosso pais, trazendo bandas de grande repercussão mundial, pena que o hoje em dia além do Rock Rio não ser em terras brasileiros o evento perdeu sua essência ao misturar outros estilos.

    O Metal é nosso pai, nossa mãe sabio DETONETION!!

    ResponderExcluir

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails