para todas as línguas

Pesquisar este blog

sábado, 21 de junho de 2014

Espetáculo baseado na Obra de Cervantes é apresentado em Macapá

foto: Willerson Palmeirim


Andréa Maciel
Colaboração


Hoje (21), acontece a apresentação do  Espetáculo "O Cavaleiro da Triste Figura", teatro de bonecos para adultos, às 20 horas, no Auditório do Museu Sacaca. O espetáculo teve sua estreia na noite de ontem e hoje é o último dia para ser prestigiado em Macapá.

A companhia responsável pela realização da peça é a Catibrum Teatro de Bonecos, de Belo Horizonte, Minas Gerais e apresenta uma adaptação do clássico romance de Cervantes, com um confronto entre loucura e realidade, céu e terra, entre outros, que permeiam pela imaginação de Sancho Pança.

O ator e diretor, Lelo Silva, explica que sua pesquisa para ser realizada começou em 1998 até 2003 quando estreou a peça. “Eu pesquisei esse texto durante muito tempo, li o livro Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha, que é um livro complexo com linguagem arcaica, não é uma obra popular e precisava passar por adaptações para virar peça, assim misturei com um musical da Broadway que resultou neste espetáculo”.

A ideia de trazê-lo ao Amapá surgiu da curiosidade de conhecer os ex
tremos do país , quando resolveu entrar na Lei Rouanet, de Incentivo à cultura, para poder circular pelas capitais do norte do país à princípio, pois posteriormente pretendem ir aos interiores, eles, então foram aprovados e a Petrobrás apoiou e patrocinou o projeto.

Para o ator Tim Santos, intérprete do personagem Sancho Pança, o público pode esperar muitas risadas, pois apesar de não ser o foco do espetáculo, este é engraçado. “Não é uma comédia, mas têm alguns pontos bem engraçados e na região norte, o público tem interagido bastante, tem sido muito caloroso nas apresentações e aqui esperamos que seja igual”.

Só faltam dois estados receberem esta peça, o Acre e o Pará, este último será a próxima ‘parada’ da companhia. Ao todo são sete pessoas envolvidas neste projeto, divididos em um técnico/produtor e seis atores, onde todo o elenco trabalha na montagem, até porque como estes viajam muito, precisam de um quantitativo reduzido de pessoas. A expectativa é de ter a “casa” lotada, espera-se em torno de 300 pessoas.

Hoje tem Liberdade ao Rock no Caos



Hoje tem Liberdade ao Rock no Caos das 16 h ás 22 h.
O Espaço Caos fica na Av. Procópio Rola 1572. Entre Rua Professor Tostes e Manuel Eudóxio Pereira (Próximo do Campus II da Ueap - Antigo Colégio Vega).

Oficina Rítmica inicia neste domingo em Macapá





Inicia neste domingo no Espaço Caos a Oficina Rítmica, iniciativa do projeto Banzeiro do Brilho de Fogo, que ministrará aulas de graças sobre noções de fabricação e manipulação de instrumentos de Marabaixo, com o objetivo de fortalecer e divulgar a importância histórica e cultural dos instrumentos. 

A proposta é formar batuqueiros e ensinar a arte de fabricar instrumentos e adereços artesanais, coordenado pelo músico Adelson Preto, que explica que o projeto visa “fortalecer e consolidar esse processo musical histórico, que é a inspiração para o cancioneiro amapaense e reflete a alma do nosso povo”.

Inspirado no Arraial da Pavulagem, realizado no Pará, o Banzeiro Brilho de Fogo nasce com o compromisso de incentivar a eternidade dos costumes amapaenses. A oficina tem o apoio da Prefeitura de Macapá e se estende até o dia 27 de julho. Esta não é a primeira vez que é ministrada na cidade. O projeto, que iniciou no mês de abril, já passou pelo Quilombo do Curiaú, Estação Locoreggae e Casa Fora do Eixo Amapá.

Durante os dias 22 a 27 de junho, haverá oficina rítmica no Espaço Caos, das 19h às 21h. A oficina é gratuita e as inscrições são feitas no local do curso ou pelos telefones (96) 9130-5276 / 8113-6730. Em julho estão agendadas oficinas no Projeto Gangapé, no Araxá, e na Sub Prefeitura da Zona Norte. O projeto é executado em etapas e encerra no fim do ano. Os integrantes farão um cortejo nas ruas de Macapá em dezembro de 2014.

Serviço

Oficina Rítmica Itinerante, no Espaço Caos
Dias: 22 à 27 de junho.
Local: Espaço Caos - Arte e Cultura (Endereço: Avenida Procópio Rola, número 1572. Entre as ruas Manuel Eudóxio e Professor Tostes)
Hora: 19h às 21h
Inscrições: gratuitas

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Coletânea "Ocularis" lancada na internet


"Sabemos que estamos cercados por outros planetas, e que cada cabeça pensante do planeta em que vivemos tem um mundo só seu. Foi a partir desse pensamento que surgiu a ideia do “Ocularis”, inspirado nas visões que temos diariamente e traduzimos em imagens, seja pela fotografia, desenho, colagem, etc". Esse é o texto de apresentação da coletânea "Ocularis", composta por um time de fotógrafos, ilustradores e desenhistas formado por Ana Paula Rodrigues, Nágila Rocha, Ronaldo Costa, Sanosuke Helder,Clive Gavin Andrews, Tyara de La-Rocque, Alexandre Smith, Camila Karina, Lúcio Costa Leite, Tami Martins,Edgar Edgar David, Karen Pimenta, Raehli Hage e Laíza Ferreira e Josi Rizzari. Nesta coletânea de mundos,o internauta fará um passeio pelas ideias, personalidades e percepções de cada autor.Não conhece nenhum deles? Mas a partir do Ocularis, você poderá conhecer um pouco de cada um, segundo a idealizadora Camila Karina, que completa que em setembro deste ano rola uma segunda edição do projeto. Os interessados já podem enviar o material para o email projetoocularis@gmail.com Acesse este lindo trabalho em http://issuu.com/camilakarina/docs/ocularis

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails