para todas as línguas

Pesquisar este blog

sábado, 23 de agosto de 2014

Inscrições para o projeto “Tem Artista na Escola” estão abertas no Amapá

Ocorre até o dia 28 deste mês no Amapá as inscrições para o projeto “Tem Artista na Escola”, que será realizado em setembro na Escola Estadual Professor Rodoval Borges da Silva, localizada em Santa, que contemplará artistas em diversos seguimentos para realização de oficinas e atividades na instituição de ensino.

A iniciativa tem o apoio do Programa Mais Cultura, do Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação e Ministério da Cultura. Aberto a diversos campos e linguagens artísticas, o projeto aceita inscrições de propostas de cursos e oficinas que contemplem os campos das artes visuais, educação ambiental, teatro, dança, música e literatura.

O Fotoclube Fotógrafos Anônimos é um dos parceiros confirmados, que irá ministrar oficinas de fotografias e exposições aos estudantes e a comunidade escolar. “Nesse caso o fotoclube é nosso parceiro e em contrapartida a escola será contemplada com oficina de fotografia e no fim ocorrera uma exposição em foto varal dentro da escola”, explica a coordenadora do projeto, Aline Pacheco.

O principal objetivo da iniciativa é expandir o contato entre escola e comunidades culturais, promovendo maior interação com a presença de artistas e grupos culturais nas escola. “O projeto pretende levar o artista para dentro da escola a fim de que o aluno e a comunidade conheçam e convivam com as referências artísticas do estado. Uma forma de unir escola e comunidade, que estará junto com os artista, otimizando a escola como espaço cultural e mapeando os talentos dentro da escola”, destaca Aline. 

Em relação ao alcance do projeto, Pacheco ressalta que as oficinas podem alcançar cerca de 200 pessoas, entre alunos e a comunidade, e as mostras e apresentações podem abranger um público de até 1700 pessoas. Podem se inscrever no “Tem artista na escola” artistas ou coletivos de artistas que sejam atuantes na cena cultural do estado. Os valores destinados para o pagamento de cada proposta de atividades variam de R$900,00 a R$ 1.100,00.

Os interessados podem realizar suas inscrições de 11 a 28 de agosto, por meio do site www.temartistanaescola.com e lá podem acessar a ficha de inscrição e o regulamento com todos os requisitos. A duração das residências artísticas é de aproximadamente 3 meses.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Toca Raul!! 25 anos sem o grande gênio do rock nacional



Seja ele um gênio, um louco, um satânico, um revolucionário ou o pai o rock, Raul Seixas é de fato o maior representante da sociedade alternativa brasileira, através da música contemporânea. Seu estilo totalmente atemporal, criativo, poético, entre tantos outros adjetivos possui o poder de tocar gente de toda idade, de toda cor e credo. Ou até mesmo os que não crêem em nada.

Raul Seixas adquiriu um estilo musical que o creditou de "contestador e místico", e isso se deve aos ideais que reivindicou, como a Sociedade Alternativa apresentada no álbum “Gita” (1974), influenciado por figuras como o místico inglês Aleister Crowley.

No dia 21 de agosto de 1989, aos 44 anos, morria o mais aclamado roqueiro do Brasil, vítima de uma pancreatite, ocorrida por anos de abuso de álcool. E o eterno Maluco Beleza, que há 25 anos terminava sua jornada no mundo da música, deixa saudades. Passaram - se duas décadas de sua partida e ainda conquista muitos fãs que nem viveram a sua época, mas cantam suas músicas. Em todo o Brasil, anualmente, em meados de agosto, são realizados tributos para homenageá-lo.

Nascido em Salvador, em 1945, Raul Santos Seixas foi uma dos nomes mais importantes na popularização do rock no Brasil. Eclético e adepto da filosofia ocultista de Aleister Crowley, trouxe um olhar ao mesmo tempo reverente e iconoclasta sobre ritmo de Elvis Presley. Ao rock clássico, que dominava como ninguém, fazia questão de adicionar elementos regionais, como o balanço nordestino do baião e os acordes da música caipira e ate do choro.


Um grande músico brasileiro que devido a sua importância, eternizou o grito obrigatório em qualquer show ou apresentação no Brasil: "Toca Raul".  Mesmo 25 anos depois de morrer, Raul é um dos artistas mais queridos e regravados do Brasil. Tem uma legião de seguidores e coleciona fãs famosos. Desde os desafetos Lobão e Caetano Veloso –que brigaram por sua causa–, passando por Lucas Santtana, Pitty e os sertanejos Zezé di Camargo e Luciano. Até Bruce Springsteen já rendeu homenagem a Raulzito, ao abrir sua última turnê no Brasil, em 2013, com "Sociedade Alternativa".

Nos cinemas, Seixas foi tema de um documentário do diretor Walter Carvalho, em 2012, sucesso de crítica. Atualmente, pode ser visto no longa "Não Pare na Pista", cinebiografia do amigo e parceiro espiritual Paulo Coelho, na pele do ator Lucci Ferreira.

Clássicos da música brasileira e também de uma mudança de paradigma geracional, "Ouro de Tolo", "Mosca na Sopa", "Metamorfose Ambulante" e "Maluco Beleza" jamais deixaram de encontrar ecos nas rádios, nos discos físicos e nas playlists da internet –e dificilmente um dia deixarão. Entenda a seguir por que o pai da Sociedade Alternativa continua entre nós.

Documentário

Dirigido por Walter Carvalho, "Raul, o Início, o Fim e o Meio" (2012) reconta em minúcias o percurso de Raul Seixas por meio de depoimentos de parentes, amigos, parceiros e jornalistas. Foram 200 horas de entrevistas com 94 pessoas. Em uma entrevistas, com Paulo Coelho, uma mosca pousa solenemente na face do escritor, entrevistado em sua casa na Suíça. "Interessante, não há moscas em Genebra. É Raul", brinca.

Bruce toca Raul

Bruce Springsteen havia se apresentado pela última vez no Brasil em 1988, um ano antes da morte de Raul Seixas. A espera teve fim em outubro de 2013, simplesmente ao som de "Sociedade Alternativa", executada com acento gospel e com direito a um macarrônico –porém esforçado—português do autor de "Born to Run". Bruce, que tem o costume de tocar músicas de artistas locais, pediu sugestão ao jornalista Álvaro Pereira Júnior, que sugeriu Raul após consultar o amigo e também jornalista André Forastieri.




Filme sobre Paulo Coelho

Dirigido por Daniel Augusto, o longa "Não Pare na Pista" estreou nesta quinta, com a história do escritor e parceiro musical de Raul Seixas, um dos vendedores de livros do mundo. Focado na adolescência, juventude e atualidade do autor carioca, o filme mostra o encontro dos dois, nos anos 1970, amizade com tons de misticismo que teve como frutos músicas como "Al Capone", "Sociedade Alternativa" e "Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás". Nas telas, Raul é interpretado pelo ator Lucci Ferreira.

Bloco Toca Rauuul

Criado por um grupo de amigos em 2011, o bloco carioca Toca Rauuul faz, no Carnaval no Rio, releituras de Raul Seixas em ritmos como frevo, samba, marchinha e maracatu. A festa reúne cerca de 20 mil foliões na Praça Tiradentes, centro da capital fluminense. Com um forte apelo visual, com figurinos, adereços, bonecos e efeitos visuais, os foliões atravessam todas as fases da carreira do músico. Jimi Hendrix, Bob Marley e até Carlos Gomes também entram na dança.



terça-feira, 19 de agosto de 2014

Tributo a Raul Seixas


Vamos celebrar 25 anos de saudades do nosso eterno Maluco Beleza, Raul Seixas, em um tributo especial comandado pelo músico e grande fã, Sílvio Neto.

"Se o rádio não toca a música que você quer ouvir...", vai lá no Underground Rock Bar nesta sexta-feira, às 22h (EM PONTO!). O Underground, pra quem não sabe, fica na 13 de setembro, entre Jovino Dinoá e Odilardo Silva, ao lado da Caesa do Trem. Vamos lembrar juntos esses 25 anos sem o nosso Maluco Beleza. Conto com sua presença!" palavras do dono da festa

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Helloween: capa de tributo nacional em homenagem aos 30 anos




Fonte: Helloween: capa de tributo nacional em homenagem aos 30 anos http://whiplash.net/" $ db_urlfixa $ "#ixzz3AnbjgUtF

A Helloween Brasil tem o prazer de apresentar a capa do tributo em homenagem aos 30 anos do Helloween com bandas nacionais idealizado pelo site. O tributo tem como previsão de lançamento para o final de Agosto.

A capa foi feita por Marcos Moura, responsável pelo desenho da camisa comemorativa de 25 anos do Helloween e pelas abóboras do encarte dos últimos dois álbuns da banda. Ela retrata a bandeira do Brasil de uma maneira bem humorada, como tudo que envolve o Helloween e seu clima Happy Happy.

O tributo conta com bandas dezessete versões de grandes músicas do Helloween feitas por dezessete bandas, dentre elas a Metal Opera nacional Soulspell que conta com a participação dos vocalistas Blaze Bayley (ex-Iron Maiden), Tim "Ripper" Owens (ex-Judas Priest e Iced Earth), Arjen Anthony Lucassen (Ayreon), Michael Vescera (ex-Loudness e Yngwie Malmsteen) e Matt Smith (Theocracy). Veja a tracklist do tributo abaixo:

01. Soulspell – We Got The Right
02. Age Of Artemis – Power
03. Mario Pastore – How Many Tears
04. Vandroya - March Of Time
05. Mario Linhares – The Dark Ride
06. Altergeist – The Chance
07. Bruno Sutter – Keeper Of The Seven Keys
08. Angels Holocaust - Liar
09. Scelerata – Twilight Of The Gods
10. Rygel – Before The War
11. Blackchest - Tales Of Jericho (Cry For Freedom, Victim Of Fate, Ride The Sky, Heavy Metal Is The Law)
12. Evildead – Halloween
13. Thunderwrath – Hell Was Made In Heaven
14. Victoria – Someone’s Crying
15. Germán Pascual – I Want Out
16. Hell’s Keeper – We Damn The Night
17. Laura Giorgi – The Time Of The Oath






Projeto Botequim apresenta especial dos anos 80


Fonte - Sesc Amapá - Petrônio Valente

A banda Degrau Norte apresenta nesta terça-feira (19), às 21h no Sesc Centro, um especial dos anos 80, com repertório de bandas nacionais e autorais. 

O grupo formado por: Alexandre Veríssimo (voz), Oziel Santos (guitarra), Edem Messias (baixo), Fábio Vasconcelos (bateria), Cleyton (teclado) e Elder (violão), começou sua carreira em 2001, entre amigos da Zona Norte de Macapá.

Com 12 anos de estrada e um CD gravado, o repertório de apresentação da banda engloba grandes sucessos dos Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Hawaii, Legião Urbana, Cazuza, Barão Vermelho, Lobão e Biquini Cavadão, entre outros.

Serviço

Sesc Centro

Av. Pe. Júlio Maria Lombardi, esquina com a Rua General Rondon.

Dia 19 de Agosto Dia Mundial da Fotografia! Venha comemorar com a gente!! \o/‏


quinta-feira, 7 de agosto de 2014

"Festa do Coração" irá arrecadar doações para a Casa da Hospitalidade


Com o objetivo de celebrar a recuperação da pequena Clara Lis Oliveira, de 1 ano e 7 meses, que há um ano passou por uma cirurgia cardíaca, familiares e amigos realizarão um grande evento de comemoração neste sábado (9), chamado Festa do Coração, que vai arrecadar doações para a Casa da Hospitalidade, em Santana.

Um evento com muita música foi programado, que acontecerá no a partir das 21h, no Underground Clube, localizado no bairro Buritizal.A festa terá participação dos artistas Hanna Paulino, Ozy Rodrigues, Paulo Ricardo e Rebecca Braga.

Adriana de Sousa, mãe da Lis explica que a criança estava com cardiopatia congênita, que é um problema da estrutura do coração, e estenose pulmonar, que dificulta o bombeamento do sangue para os pulmões. A mãe disse que hoje a menina não toma nem remédios para a doença.


“A Lis tem síndrome de down e descobrimos que ela tem problemas no coração e nos pulmões. Em 2013, fizemos um evento para ajudar no custo do tratamento dela. No dia 5 de agosto, ela passou por cirurgia e se recuperou. Então os familiares se juntaram para fazer essa comemoração de um ano da nova vida dela”, explicou a mãe de Lis e organizadora da festa, Adriana de Sousa.

“Pedimos a colaboração de 2kg de alimentos para serem doados a uma instituição, que ainda estamos entrando em contato. Vocês podem dar sugestões. Quero contar com a colaboração de todos que me ajudaram e podem ajudar outras pessoas! A vida merece sempre ser celebrada todos os dias”, explica.
A ‘Festa do Coração’ é beneficente e pede doações de produtos de higiene que serão entregues para os dois centros da Casa da Hospitalidade, em Santana, que atende crianças especiais e idosos. Quem quiser realizar doações pode ir diariamente à instituição, que fica no endereço Av José de Anchieta, 360. Pode ainda entrar em contato pelo telefone 9155 2861 e falar com a coordenadora Lene Pacheco.

Serviço

“Festa do Coração”
Dia: 9 de agosto
Hora: 21h
Local: Underground Clube Rock Bar (Avenida 13 de Setembro, nº 269, Trem)

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Festa Clássicos do Rock


 Fonte: Blog Eu sou do Norte

Vai logo preparando as cordas vocais para uma noite bem emocionante ao som dos clássicos do Rock nacional e internacional!
+ show da THE END pra fechar bonito!

Vai rolar projeção de clipes e trechos de shows históricos. Tudo fará você viajar nos primórdios do Rock N’ Roll.

Dia 9, no Trapiche Restaurante, na Orla! (Ao lado da Bier haus)
entrada: R$ 10!

Suba as escadas, não trema na base e solte o Freddie Mercury que há em você.

domingo, 3 de agosto de 2014

Com música, circo e poesia, O Teatro Mágico realiza seu segundo ato em Macapá

Foto: Ravel Amanajás

 O mês de agosto começou com muita música prestigiada pelos macapaenses na programação do I Festival de Música no Meio do Mundo. Realizado pela Prefeitura de Macapá, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) o evento objetiva valorizar o celeiro artístico musical da cena cultural amapaense, com a participação de diversos cantores e grupos musicais.

E para encerrar a programação, o grupo paulista O Teatro Mágico realiza seu segundo show na capital amapaense, levando para o público o mix de música, teatro, poesia e arte circense e letras literárias e políticas que fizeram a fama do grupo, em sua arte livre e diferencial. Cerca de 3 mil pessoas prestigiaram o espetáculo. Com a tradicional maquiagem e roupas de palhaços, que é a marca registrada da banda, o grupo se apresentou com participação das bailarinas acrobatas que abrilhantam mais ainda os espetáculos do grupo.

Foto: Ravel Amanajás

 Foto: Ravel Amanajás

Com mais de 10 anos de carreira, a trupe de O Teatro Mágico veio divulgar o trabalho de seu mais recente álbum "Grão do Corpo", que em nova fase,  se reinventa, propõe nova estética e sonoridade diferente dos demais álbuns do grupo, mostra uma sonoridade mais sombria e pesada, mas sem deixar de lado a beleza da poesia e musicalidade do grupo que conquistou diversos fãs em todo o Brasil. A formação atual tem Fernando Anitelli (Voz e Violão), Ricardo Braga (Percussão), Rafael dos Santos (Bateria), Guilherme Ribeiro (Teclados), Sergio Carvalho (Baixo) e Daniel Santiago (Guitarra).

Foto: Ravel Amanajás

Conhecido pela renovação da cena musical jovem no Brasil, o grupo O Teatro Mágico formado na cidade de Osasco (SP) conquistou, desde 2003, três álbuns de estúdio - Entrada para Raros, O Segundo Ato e A Sociedade do Espetáculo -, formação de plateia, musicalidade própria e a consolidação de uma identidade autoral, reconhecida pelo diálogo com as artes circenses, o teatro, a dança, a literatura, o cancioneiro popular, a política e a poesia. 

Com direção musical de Daniel Santiago - também conhecido pela participação em trabalhos ao lado de João Bosco, Hamilton de Holanda, Hermeto Pascoal, Milton Nascimento, entre outros - o novo trabalho evidencia a fase de amadurecimento e o despontar para sonoridades inéditas na trajetória do grupo.

 Foto: Ravel Amanajás

O show deu grande destaque para este novo trabalho da trupe, que transita com o rock and roll, a MPB, disco club e influências do universo urbano. Eles são considerados representantes da jovem música brasileira. Os fãs amapaenses faziam coro em cada canção entoada, com empolgação e alegria. Além das músicas inéditas, as canções clássicas do grupo foram relembradas, como "Ana e o Mar", "Amanhã... Será?", "O Sonho de uma Flauta" e "O Anjo Mais Velho", levando o público ao delírio, marcando mais um dia intenso e um grande espetáculo para o cenário cultural amapaense.

Foto: Ravel Amanajás

CONFIRA MAIS FOTOS DO EVENTO AQUI

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails