Fontes: Manual do Homem Moderno, G1, Buzz Feed
Chegamos em 2015! O que o futuro nos reserva para estes 365 dias? Infelizmente essa é uma questão que não podemos prevê na realidade. Mas pelo menos o cinema tem a magia de poder se transportar para um futuro paralelo, e eis que no mundo real chegamos ao tal ano do futuro, que foi muito imaginado em diversos filmes. "De Volta para o Futuro II" é o mais clássico deles.
1. A morte dos LaserDiscs (LD’s) e dos CompactDisc (CD’s)
LaserDiscs eram aqueles bolachões semelhantes ao vinil, mas com tecnologia sonora digital. Pois o filme aposentou em 2015 tanto os LD’s quanto os CD’s. O que é uma realidade para o atual mundo dos donwloads.
2. Comando de voz
Computadores ou aparelhos com tecnologia de comando de voz foi mais uma das previsões acertadas.
3. Óculos de vídeo pessoal
Em um jantar em família, na casa de Marty McFly e Jeniffer, seus filhos adolescentes estão usando um tipo de óculos tecnológico, bem semelhante ao modelo Google Glass.
4. Câmeras digitais superfinas
Câmeras digitais superfinas e com tecnologia avançada? Essa foi uma previsão um tanto quanto defasada para 2015
5. Grandes monitores de tela plana
Na época, TV’s com telas grandes era do mesmo tamanho de uma estante. O filme de 1985 mostra o futuro com monitores de tela plana e finos, semelhantes às TVs de hoje em dia. As TVs de tela plana. Na casa dos McFly há uma televisão enorme onde Marty Jr. pode ver vários canais ao mesmo tempo. Essa tecnologia já está disponível pra nós. O Xbox One, por exemplo, permite que um canal de TV esteja em execução, ao mesmo tempo em que você joga seu videogame.
6. Vídeo chamada ou videoconferência substitui telefones
Videoconferência já era uma realidade na 2015 do filme De Volta para o Futuro Hoje é comum ver uma das cenas que, no filme, parecia improvável de se tornar realidade. Muitos aplicativos foram criados para possibilitar as chamadas em vídeo. Por meio do Skype, já podemos fazer ligações e falar com pessoas que estão distantes pelo celular, pelo computador ou pela TV.
7. Controles por movimentos substituem controles físicos
“Quer dizer que você tem que usar suas mãos para jogar? Isso é como um brinquedo de bebê!” Em De Volta para o Futuro, eles já previam em games de 8 bits o sensor de movimentos como Wiimote, Kinect ou o PS Move.
8. Biometria
Pensar em portas que se abrem sem a necessidade de uma chave física hoje é fácil. Quero ver pensar isso nos anos 80, e ainda planejar que sua digital é suficiente para abri-la. Em “De volta para o futuro II”, Biff paga uma corrida de táxi usando apenas sua digital, assim como a digital de Jennifer é utilizada para acesso em sua residência. Por mais que ainda não tenhamos essa facilidade, já é possível usar as digitais em várias ocasiões do dia-a-dia. Em 2013, a Apple incluiu a digitalização de impressões digitais para que o usuário tenha acesso ao Iphone 5S. Já em 2014, a empresa lançou o Apple Pay, capaz de realizar pagamentos usando a impressão digital por meio de cartões armazenados no Iphone 6.
9. Computadores Tablets portáteis
Em um mundo onde o PC doméstico estava começando a engatinhar, De Volta para o Futuro foi além e imaginou aparelhos computadorizados do tamanho de um tablet.
10. Fim dos Mac’s
Nos anos 80, quando se pensava em um modelo de computador para o futuro, a maioria das pessoas achava que o Macintosh (Mac) seria a referência. Não é pra menos, eles começaram a ser comercializados pela Apple a partir de 1984 e era tido como um computador revolucionário. Hoje, não passa de uma antiguidade e é visto como tal em uma cena do filme. (correção do autor: o Mac continua sendo uma referência, esqueçam este item)
11. Aviões que filmam controlados à distância
Os Drones, conhecidos no Brasil como VANTs (Veículo Aéreo Não Tripulado), são aviões que não necessitam de piloto embarcado e pode ser controlados a distância. Foi inventado, para fins militares e não arriscar a vida de soldados em missões perigosas. Atualmente, muitos repórteres e pessoas comuns têm utilizado aparelhos que funcionam a partir de controle remoto para fazer transmissões de notícias ou para fazer filmagens em tempo real. Estes aparelhos ficaram muito populares no Movimento Occupy Wall Street nos Estados Unidos e a tendência é ficarem ainda mais em 2015.
12. Pagamento com celular
Um leitor de cartão de crédito para celular? Essa ideia Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter, teve ao transformar o aparelho móvel em uma prática máquina de cartão de crédito, isso através de um aplicativo chamado Square.
13. Os computadores estarão por toda parte
Como um grande Big Brother, a trama acertou que no nosso futuro próximo os computadores estarão por todos os lugares
14. Cinema 3D
Superproduções cinematográficas em 3D também apareceram em De Volta para o Futuro 2. Apesar de ser uma prática desde os anos 60, o cinema 3D está mais em alta do que nunca, muito mais pelo maior poder de arrecadação das bilheterias do que a qualidade tridimensional em si.
Fora que é cada vez mais comum o uso de aparelhos que nos acompanham por onde
andamos. 2015 será, provavelmente, o ano da Apple e de seu relógio
conectado ao celular, mas a ideia de “vestir” uma tecnologia já existe
há alguns anos. Em 2011, por exemplo, a Nike lançou o rastreador pessoal
Fit Bit Ultra, uma pulseira capaz de medir as atividades diárias do
usuário, como distância percorrida em caminhadas, calorias gastas, e
outras taxas para auxiliar no cuidado com a saúde. No filme “De volta
para o futuro II”, os personagens usam aparelhos nos pulsos, muito
parecidos com os que vemos hoje em dia. Os futuros filhos de Marty usam
fones de ouvido na mesa de jantar e conseguem fazer ligações e receber
chamadas por meio desses fones.
- O famoso tênis de Marty
Em um exemplo perfeito da vida imitando a arte, a Nike lançou uma versão limitada do tênis usado por Marty em “De volta para o futuro II”. Os chamados Nike Air Mags foram lançados em 2011, mas só havia 1,5 mil pares disponíveis. O objetivo da empresa, em 2015, é lançar novamente o modelo que, dessa vez, terá uma das grandes inovações mostradas pelo filme: a capacidade de se ajustar sozinho ao pé.
- Jaquetas que se ajustam
McFly consegue uma jaqueta e um tênis que se ajustam no corpo sozinhos. Hoje existem roupas com tecido inteligente, como as que secam automaticamente, mas não iguais às mostradas no filme.
- Reidratador
reidratador, uma máquina que transforma uma pizza pequena em uma enorme. Essa tecnologia ainda não foi inventada. O que existe é a comida desidratada de astronauta, mas eles usam água, e não um forno.
- Reator de Energia Mr. Fusion
Uma fonte de energia movida a lixo doméstico. Transforme seus restos de comida em 1,21 jigawatts de energia!
- Carros voadores
De acordo com o Dr. Emmett Brown, não precisaremos de estradas no ano que vem. Mas ainda não vamos jogar os estepes fora…
- O skate hoverboard
Por último, o mais impressionante: o skate voador, batizado de hoverboard, no qual Marty faz peripécias em 2015, também foi criado. Em fevereiro do ano passado, a empresa HUVr Tech organizou um evento em Los Angeles, nos Estados Unidos, para demonstrar que a tecnologia do skate voador tornou-se real. O ator Christopher Lloyd, que faz o papel do Dr. Emmett “Doc” Brown no filme, esteve presente. (Veja vídeo abaixo)
Realmente um filme marcante e revolucionário, que até hoje, depois de 3 décadas, conquista gerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obervadores alternativos