para todas as línguas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Seriados: #1 Gotham

 Fonte: Wikipédia, Pausa para Nerdices e Minhas Séries



Hoje inicio no blog uma série de postagens para abordar sobre alguns seriados que estou acompanhando atualmente. Mesmo eu não sendo uma assídua acompanhante de seriados americanos, confesso que alguns "enlatados" acabam prendendo a minha atenção e por isso, dedico aqui no blog um espaço para falar sobre eles, pois muitos possuem histórias bem interessantes e fazem sucesso mundial.

Para começar a nossa coluna, vou iniciar coma série "Gotham", que retorna do recesso esta noite (5) na televisão americana. No Brasil a série é exibida desde 29 de setembro de 2014, pelo canal de televisão Warnner Channel e tem previsão para retornar no dia 12 de janeiro. A primeira temporada será retomada, após coma exibição do 10º episódio. Pelo nome do seriado, já dá para sacar que ela se passa no ambiente do herói Batman, da DC Comics.

Mas diferente do que estamos acostumados a acompanhar nos quadrinhos, filmes, jogos e outras mídias, a série foca no passado do comissário Gordon (Ben McKenzie), enquanto ele era ainda um detetive de polícia e estava lidando com diversos personagens que se tornariam, mais tarde, grandes nomes entre vilões e heróis no universo da DC Comics. Em seu trabalho, Gordon pode contar com o parceiro Harvey Bullock (Donal Logue), um astuto policial que já virou lenda em Gotham por não seguir muito à risca os procedimentos da polícia, mas, ainda assim, conseguir resultados.

Juntos, ambos vão investigar o maior caso da história da cidade até então: o assassinato dos bilionários Thomas e Martha Wayne. Na cena do crime, Gordon conhece aquele que virá a ser o Batman, um rapaz de 12 anos, Bruce Wayne (David Mazouz). Comovido com a perda do garoto, Gordon jura que vai pegar os vilões.



Enquanto navega pela política e pelo sistema judiciário de Gotham, Gordon confronta a chefe de gangue Fish Mooney (Jada Pinkett Smith), e os chefões da máfia Carmine “O Romano” Falcone (John Doman) e Salvatore Maroni (David Zayas), o homem que, nas HQs, é responsável por desfigurar Harvey Dent.

Gordon ainda cruza o caminho da adolescente Selina Kyle (Camren Bicondova), a futura Mulher-Gato, de Oswald Cobblepot (Robin Lord Taylor), o futuro Pinguim, e de Edward Nygma (Cory Michael Smith), que mais tarde vai virar o Charada. Estes personagens estão chamando a atenção do público, devido à complexidade e ótima atuação na trama.

Vemos também Alfred Pennyworth (Sean Pertwee ) mais jovem, o inseparável mordomo e tutor de Bruce Wayne. A série tem a ainda a personagem Ivy Pepper, (Clare Foley), a versão mais jovem de Poison Ivy em Gotham.Como originalmente concebida, a série teria servido como uma história simples sobre os primeiros dias de Gordon na polícia de Gotham City. A idéia evoluiu, não só para incluir o personagem Bruce Wayne, mas também para contar as histórias de origem de vários vilões do Batman, incluindo Pinguim, Charada, Mulher-Gato, Coringa, Hera Venenosa, Espantalho, Hugo Strange, Duas-Caras e Mr. Freeze.



Sucesso

Com índices de audiência mais que satisfatórios, a primeira temporada da série Gotham vai ficar no ar mais tempo do que o esperado na TV americana. O canal Fox encomendou mais seis episódios para a leva inicial do programa. Com isso, Gotham terá 22 episódios totais em seu primeiro ano, ao invés dos 16 inicialmente previstos. O sucesso é tamanho que a segunda temporada da atração estrelada por Ben McKenzie já está praticamente garantida. No Brasil, Gotham vai ao ar pela Warner Channel e tem estreia confirmada no catálogo internacional da Netflix no primeiro semestre de 2015, assim que terminar sua exibição pela TV.

 Estética de filme

O valor de produção de Gotham é impressionante. A estética, praticamente idêntica à de um longa, justifica o altíssimo orçamento. A cidade de Gotham tem uma fotografia incrível, com direção de arte impecável e paletas de cores acinzentadas que dão o tom do universo de Batman: sombrio e inescrupuloso.

O episódio piloto tem quase uma hora de duração e mostra o icônico assassinato dos pais de Bruce Wayne durante um assalto. O garoto testemunhou toda a ação e, com o trauma, utiliza recursos para aquilo que viria a ser chamado de "Batman" – mas ele ainda não sabe disso e nem imagina que fará essas coisas. Por enquanto, Bruce é apenas um garoto amparado pelo detetive e o mordomo, um já enrugado Alfred.



Falando sobre o projeto durante uma coletiva de imprensa na Television Critics Association, o presidente da Fox Kevin Reilly, disse que Gotham "não é apenas uma série adjunta" e "trata-se de uma franquia do Batman, apenas voltando na cronologia". Ele também acrescentou que a série funciona por conta própria, separada do universo cinematográfico DC, tendo um tom que Christopher Nolan estabeleceu em sua trilogia The Dark Knight, mas sem conexão direta entre as duas mídias. 

Personagens 

1- JAMES GORDON



Todo mundo o conhece como o comissário Gordon, mas, em Gotham, ele aparecerá como um detetive novato que se depara com um dos maiores casos de sua vida: o assassinato dos Wayne, pais do futuro Batman — que aqui é apenas o pré-adolescente Bruce.

Gordon chega a Gotham City com uma visão romantizada da cidade, uma glamurosa metrópole onde seu pai serviu como procurador público. Com duas semanas no novo emprego como detetive da cidade e noivo de Barbara Dean (Erin Richards), Gordon está vivendo seu sonho e espera restaurar a cidade àquela visão pura que ele tinha quando criança.

2 -  HARVEY BULLOCK



Parceiro do honesto Gordon, Bullock é um astuto policial que já virou lenda na cidade por não seguir muito à risca os procedimentos da polícia, mas, ainda assim, conseguir resultados. Juntos, ambos vão investigar o maior caso da história da cidade até então: o assassinato dos bilionários Thomas e Martha Os personagens
James Gordon (Ben McKenzie)
 
3 - BRUCE WAYNE



O futuro Batman ainda é um menino de 12 anos, mas já sedento de vingança pela morte de seus pais. É aí que Bruce Wayne (David Mazouz) cruza com o jovem comissário Gordon, encarregado de investigar a morte de Thomas e Martha Wayne (Grayson McCouch e Brette Taylor, respectivamente). Os pais de Bruce foram assassinados em um assalto, e ele viu tudo. Ao chegar na cena do crime, Gordon tenta consolar o menino em choque. Promete encontrar o responsável pelo crime. Bruce, filho único do casal milionário, fica aos cuidados do mordomo Alfred Pennyworth (Sean Pertwee).


4. OSWALD COBBLEPOT



Oswald Cobblepot, o Pinguim, é disparado o melhor personagem da série. Ele reúne todos os adjetivos possíveis, até os mais antagônicos: engraçado, assustador, bizarro, charmoso, ingênuo e maquiavélico. É incrível o trabalho do ator Robin Lord Taylor, o que nos leva a declarar que James Gordon é um bundão, e o Pinguim, esse sim, é o protagonista de "Gotham". Esperem para ver o episódio "Guarda-chuva do Pinguim", que passará no Brasil na próxima semana, para vocês entenderem.

5. SELINA KYLE



Aos 15 anos, a atriz de nome estranho Camren Bicondova ganhou o papel da sua vida ao ser chamada para viver Selina Kyle em "Gotham". A moça tem se saído bem, fazendo de Selina uma adolescente misteriosa e arredia, como as gatas, e que ainda nutre uma certa fixação afetiva por Bruce Wayne.

6. EDWARD NYGMA





Apesar das esquisitices, parece improvável que Edward Nygma (Cory Michael Smith) se transforme no vilão Charada ainda nesta primeira temporada de "Gotham". Mas suas aparições como o especialista forense do departamento de polícia dão um bom gostinho de como o personagem pode se desenvolver bem.

7 - ALFRED PENNYWORTH



O mordomo mais famoso das HQs ganha uma versão mais viril e britânica com Pertwee. Na série, ele acaba de sofrer com a perda dos patrões, Martha e Thomas Wayne, mas principalmente tem a incumbência de criar o jovem Bruce Wayne. Alfred é mais duro, mas Pertwee não.

8 - CAPITÃ SARAH ESSEN



Quem acompanha os quadrinhos conhece o futuro de Sarah Essen – e que envolve Jim Gordon. Em Gotham, ela é a chefe de polícia, que se vê na terrível situação de não saber em quem confiar dentro do próprio departamento.

9 -  FISH MOONEY



A personagem foi criada especialmente para o seriado e parece ter um papel importante para o decorrer da primeira temporada. Mooney funciona como uma chefe de quadrilha de segundo escalão – importante, mas não no nível máximo de influência. Ambiciosa e cruel, ela busca chegar no topo da pirâmide criminosa de Gotham.

10 - BARBARA KEAN




Namorada de Gordon em Gotham, a personagem parece como um porto seguro para o futuro chefe do departamento de polícia, ao mesmo tempo em que o passado dela a persegue.

11 -  RENEE MONTOYA



Também conhecida como: Questão
Montoya e Crispus Allen (Andrew Stewart-Jones) integram a equipe de polícia especial em Gotham, uma dupla que parece estar alheia ao mau-caratismo que corrompe o corpo policial.


12  - CARMINE FALCONE




Na pirâmide de vilões de Gotham, lá no alto, está Falcone. É ele o alvo inalcançável pela polícia e o dono do posto desejado por todos os outros criminosos da cidade. Falcone é um homem de honra, honesto e também bruto.

A série a cada dia cresce em sucesso no Brasil e no exterior, mas ainda é uma novidade para muitas pessoas. Se você ainda não acompanhou, recomendo "Gotham", um grande produto na utilização de novas mídias para a expansão do universo da DC Comics e das histórias em quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails