para todas as línguas

Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de março de 2009

Macapá não valoriza sua cultura

Esta semana estava comparilhando idéias com o meu irmão mais velho, quando ele comentou que estava fazendo um trabalho da faculdade ( ele cursa História) e o tema de seu grupo era o Mercado Central de Macapá.
Disse que durante as entrevistas, conheceu as pessoas que trabalham lá e constatou uma dura realidade: o Mercado Central está sendo destruído.
Revelou que os governantes daqui estão com um projeto de demolir esse patrimônio cultural da cidade e transformá-lo em um shopping center.
Aí fiquei questionei porque em vez de contruir algo novo eles não valorizam o que já temos? Então é mais fácil apagar algo destrúído do que tentar uma reconstrução?
Infelizmente constatei que sim. Comparando com outras capitais, vejo que Macapá é muito atrasada em relação a patrimônios culturais.
Há algumas semanas assistir no Esporte Espetacular uma maetéria sobre o estádio Zerão. O governo mentiu descaradamente ao dizer que estava reformando o estádio. É claro que o que se vê é apenas uma ruína gigante. Como disse o repórter " o cemitério do futebol esquecido de Macapá".
Porque eles valorizam apenas a Fortaleza de São José e o Monumento do Marco Zero? Ironicamente o estádio Zerão fica bem em frente.
Ora, esses dois tiveram bastante destaque em 2008. Apareceram em carro alegórico carioca e um deles foi eleito maravilha do Brasil( ah, agora somos do Brasil). Tá passando-se os festejos, o que ganhamos com isso? Nosso turismo( que turismo?) foi mais valorizado? E os demais patrimônios como o museu Sacaca, a casa do Artesão,o Teatro das Bacabeiras, a praça Floriano Peixoto,a praça Zaguri, o estádio Glicério Marques, a orla do Araxá, o balneário da Fazendinha, do Curiaú,o próprio Mercado Central, a Una, etc?
Estão todos ABANDONADOS!!!!!
Além de um governo que só fica falando em vez de agir, a população fica de braços cruzados, os profissionais da comunicação não divulgam esse lado dos fatos.
Acultura da cidade fica cada vez mais esquecida e muitas pessoas tentam construir algo, mas sem o apoio necessário fica dificil.
Um exemplo é a galera do MercadO Central. Eles organizam shows para ajudar a manter sua renda que é precaria se depender apenas das vendas. Com música ao vivo, artistas locais animam por um período um local que está ameaçado de destruição.
E eles fazem isso por conta própria. Quem tá no poder não tem nem 1% de participação.
Acredito que a sociedade amapaense deva abrir seus olhos para a realidade e ir em busca de uma cultura real, não este farelo que muitos dizem ser a cultura amapaense.
A verdadeira cultura é o que pessoas fazem não apenas por dinheiro mas por amor aquela manifestação que exerce.

Um comentário:

  1. e isso sem dizer da cultura artistica, que esta sendo esquecida pelos propios amapaenses, as musicas, o artesanato e até o marabaixo nao tem tanta valorização quanto deveria ter.
    ser esportista aqui em macapá, é apenas um sonho, sem patrocinio do propio estado os atletas ficam preso dentro da cidade, poucos sao aqueles que vão pra fora, e mesmo quando trazem medalhas, trofeis, prestigio para a nossa cidade, não dá semanas para que eles sejam denovo esquecidos.
    toda a cultura que é feita em macapá é feita com o amor que as pessoas tem em fazela.

    ResponderExcluir

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails