para todas as línguas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de junho de 2010

A Magia da Copa do Mundo


Eis que o maior espetáculo futebolístico da terra ergue suas cortinas. No dia 11 de junho o mundo viu o início da Fifa World Cup, ou brasileiramente Copa do Mundo 2010. Um torneio que de quatro em quatro anos repete a mesma cena. Todos param para assistir a sua seleção em campo, e como genuinamente brasileira, falo sobre a realidade no Brasil, já que desconheço a do restante do mundo.

Trabalhadores se mobilizam e dão um tempinho para curtir os noventa minutos, estudantes são dispensados, os bares lotam, muitos virão técnicos e palpiteiros de plantão brotam. As ruas ganham as cores das bandeiras, e artistas, sejam profissionais ou amadores, dão suas pinceladas no asfalto para o resultado ser bandeiras e desenhos inspirados no mundial. Ao olhar para cima, fitas e outros adereços dão um toque suave para a decoração.

Sim, a Copa do Mundo contagia a todos, até mesmo aqueles que nem curtem o futebol, nos campeonatos nacionais e internacionais. Crianças se empolgam com a euforia dos adultos, que tomados de emoção, se igualam aos infantes. Sonham em se tornar jogadores como seus ídolos. Até mulheres que odeiam o esporte coletivo de 22 jogadores param os seus asssuntos para curtir a seleção em campo.

No dia da partida brasileira, o país é tomado em festa. Os jogadores de duas nações entram em campo. A luz do uniforme canarinho brilha diante da torcida, seja no país sede, ou em casa por milhões de espectadores diante da televisão. Começa as primeiras notas do hino nacional, que logo ganha o coro dos jogadores enfileirados e também de milhares de conterrâneos.

Após o hino nacional, o silêncio toma conta. A bola rola do meio de campo e tem início 90 minutos de adrenalina, e separa os jogadores da glória de vencer ou da decepção de ser derrotado. Com os gritos da torcida, e exclusivo de 2010, as vuvuzelas, os jogadores são incentivados a defender com garra a chance de sua nação conquistar o título mundial.



Esta é a primeira vez que uma copa é disputada em um país da África, no país África do Sul, a pátria do mito Nelson Mandela. Desde que foi anunciado, era motivo de desconfiança por muitos. Um continente relativamente pobre pode abrigar um torneio tão milionário quato a Copa do Mundo??


Todos sabem dos problemas que o país enfrenta, mas está aí rolando o mundial para milhões de pessoas comprovarem que o país dos Bafana Bafana está segurando a onda. E o que mais chama a atenção é a alegria da torcida, que como já foi dito, com suas vuvuzelas e macaracas, além de muito barulho, também contagia com danças, sorrisos e muita alegria. Essa Copa é um verdadeiro motivo de orgulho para os africanos!!

O mundial transparece um cilma mágico, que nem em Olimpíadas é visto com tanta intensidade. Mas quem ganhará?? Claro que fica a minha torcida para os brazucas, mas vale lembrar que nem só de favoritos vive um mundial!!!! Mas vamos lá, torcer para que os deuses do futebol abençoem os nosso jogadores, que batalhem, ou pelo menos não deem vexame, igual a 2006.

Força Brasil!!!


Fica registrada aqui a minha torcida, que crendo ou não na Seleção, não deixo de expressar o meu orgulho de gostar de futebol e é claro, do meu país!!!

No decorrer do torneio, posto algumas coisas relacionada a Copa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails