para todas as línguas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Edward Mãos de tesoura completa 20 anos


Por Jéssica Alves

Há exatos 20 anos, quando esta blogueira tinha apenas 9 meses de idade, eis que o gênio Tim Burton lança nos cinemas uma de suas mais incríveis obras cinematográficas: Edward Mãos de Tesoura, que é o mais belo e doce filme que já vi na vida

Um dos projetos mais pessoais do cineasta completa hoje duas décadas (06/12/1990) quando estreiou em Los Angeles, Estados Unidos. Um drama com pitadas de comédia e romantismo, o longa é a primeira da promissora parceria entre o diretor e o ator Johnny Depp e a confirmação do estilo Tim Burton de se fazer filmes: extravagância, goticismo, comédia, poesia, inteligência e criatividade.

Minha histórica com este filme começou em 1994, quando assitir pela primeira vez na "Sessão da Tarde" e me apaixonei por tudo. Logico que como uma criança tão pequena, nem tinha noção de quem era ator, diretor, o escambau! Gostei foi do filme e hoje o tenho como meu filme favorito !

Edward Mãos de Tesoura, uma modernização dos contos de fadas, é centrado em Edward, um ingênuo Frankenstein com alma de Pinóquio, personagem interpretado por Depp, que seu criador (Vincent Price) constrói com o desejo de que ele seja um ser puro.

O jovem Edward fica órfão antes de receber o implante de mãos humanas, condenado a conviver com tesouras no lugar das mãos, e passa seu tempo em solidão até ser descoberto por uma vizinha, que o acolhe, mudando a vida de sua família e a de seu entorno.

Um argumento inspirado na adolescência do próprio Burton, que quis refletir no trabalho sua experiência como um adolescente excêntrico, imaginativo, solitário e com problemas para estabelecer relações sociais.

Essa mesma incompreensão e isolamento é um tema recorrente nos filmes de Burton, quem após sua estreia como diretor de longas-metragens com uma comédia familiar (Pee-wee's Big Adventure, 1985), mostrou seu lado sinistro em Os Fantasmas se Divertem (1988), para depois entrar no mundo do cavalheiro obscuro com Batman (1989). Edward Mãos de Tesoura chegou em 1990 e nela de novo Burton contou com Winona Ryder (Os Fantasmas se Divertem), que nessa ocasião começou a se relacionar com Depp.

O filme arrecadou nos EUA mais de R$ 94,5 milhões (US$ 56 milhões), uma boa bilheteria para um ano no qual teve de dividir o interesse do público com Esqueceram de Mim, Ghost - Do Outro Lado da Vida, Dança com Lobos, Uma Linda Mulher, O Vingador do Futuro e O Poderoso Chefão 3.

Mesmo assim, o filme de Burton conseguiu ficar entre os 20 de melhor resultado nas bilheterias norte-americanas. A Edward Mãos de Tesoura seguiriam outros títulos nos quais Burton voltaria a demonstrar sua capacidade para normalizar o extravagância na sétima arte.

Escreveu e produziu O Estranho Mundo de Jack (1993) e dirigiu a também encorajada A Noiva-Cadáver (2005) e foi responsável de projetos como o relato exagerado de Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003) e o vingativo O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007).

Tim Burton se atreveu, também, com as refilmagens, e apresentou sua particular visão a histórias como A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) e, este ano estreou em 3D com Alice no País das Maravilhas.



3 comentários:

  1. Eu amo esse filme!!!! De todos os que já vi na vida esse é o meu favorito!!!

    Muito massa!!


    ^^

    ResponderExcluir
  2. Que tanto bom gosto *-*
    Este filme realmente toca minha vida, choro muito vendo.

    A pureza de Edward, seu coração gótico, seu amor escondido, tão, tão perfeito.

    Melhor da minha vida :)

    ResponderExcluir
  3. É um filme realmente fantástico. Depois de ter sido exibido várias vezes na "Sessão da Tarde" e eu não conseguir assistí-lo, no dia em que assisti fiquei deslumbrado. O filme lembra muitas coisas, desde referênsias góticas a mutante Suplício (Geração X das HQ de X-Men).
    PERFEITO!

    ResponderExcluir

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails