para todas as línguas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O sonho interrompido, porém não morto!


Jéssica Alves

8 de dezembro de 1980. Esta data ficou marcada para sempre na história da música mundial, devido a morte de John Lennon, alvejado por 4 tiros pelo "FÃ" Mark Chapman. E literalmente há 30 anos, o tão pregado sonho chegou realmente ao fim.

O exército de fãs dos Beatles em todo o mundo ficou de luto, pois se despediam de seu ídolo, símbolo do amor e paz que toda uma geração tinham como seus ideais. Partia ali o ícone que há tempos havia deixado a fama rebelde, o idealizador da banda que mais causou frisson em todos os tempos. Durante o período da Betalemania, os holofotes eram voltados para ele, seja pelo incontestável talento para a arte de compor, seja pelo reflexo de contestador.

Por isso, em 1970, rempoeu com os companheiros Paul McCartney, George Harrisson e Ringo Sttar e dedcou=se a carreira solo. Um momento de total inspiração, onde aliado ao casamento com a artista plástica japonesa, Yoko Ono, criou memoráveis canções. Yoko ficará eternamente marcada pelos fãs como a culpada pelo fim dos Beatles. Porém, o apoio que ela deu ao marido em seu lado mais político e humanitário é de se admirar.

Apenas um mês após lançar seu último álbum, “Double Fantasy”, Lennon era abordado por um suposto fã que lhe pediu um autógrafo no novo LP, no que foi gentilmente atendido. Cerca de 5 horas depois, foi friamente morto pelo mesmo homem, no mesmo local quando voltava pra casa.

Reza a lenda, que Chapman era obcecado por Lennon, e sempre ensaiava imitações de seu visual, estilo e até arrumou casamento com uma japonesa. A idolatria acabou afetando sua sanidade e o tirou da noção da realidade.

Segundo o próprio, o ataque aconteceu porque ele havia passado a crer que o ídolo era uma farsa e não merecia viver.

Apesar da famosa frase dita pelo prórpio, o sonho iniciado por ele não acabou. Muitos anos depois, a importância da arte de Lennon é considerada por diversas gerações, que elegeram suas canções como verdadeiros hinos, prosseguindo os passos pregados pelo músico, que é a propagação da paz mundial. Resumindo, esse ideal continuará por muitos e muitos anos

3 comentários:

  1. oi, muito bom o teu blog. EU dei um selinho p ele. Dah uma olhadinha no meu. Bjus

    ResponderExcluir
  2. Verdade, concordo!! Música, pensamentos, ações, mudanças e maneiras de ver o mundo de um jeito melhor e mais humano são lições que este cara deixou a humanidade. Lennon não morreu!

    ResponderExcluir

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails