para todas as línguas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Comissário Gordon sabe ou não a identidade do Batman?


No site Multiverso DC pode se encontrar uma boa discussão a respeito de dois personagens respeitáveis na história dos quarinhos. E coincidentemente ontem à tarde, estava assistindo a animação "Batman: Ano Um", baseado na graffic novel de Frank Miller e David Mazzucchelli , quando encontrei este texto de 2010 e que me fez refletir: afinal, o Comissário Gordon sabe ou não da identidade de Batman?

Vamos aos fatos, tanton na animação, quanto nas HQs (e também nos recentes filmes da franquia Batman "Begins" e "The Dark Knight") podemos observar que James Gordon é um profissional da polícia bastante observador, que de longe percebe quando alguma coisa diferente está acontecendo. E na animação, pude observar alguns fatores que levantam essa suspeita, como apontado pelo autor da discussão no Multiverso DC, Luís Alberto.

Em "Ano Um", a história narra sobre as primeiras atuações de Batman como o vigilante de Gotham City, entretanto, ainda sem sua identidade de morcego. Gordon, que ainda era tenente, começa a levantar especulações sobre quem seria o Homem-Morcego. O primeiro suspeito foi o assistente da promotoria Harvey Dent, mas apesar de ter os nomes dos criminosos, e o motivo para ser contra eles, Dent não poderia ser o vigilante.

Sarah Essen, detetive e parceira de Gordon levanta a questão de Bruce Wayne poder ser Batman, devido a o seu passadi (os pais foram assassinados) e também ele ser um dos homens mais ricos de Ghotam  (haja vista que devido ao arsenal, ser um herói requer grana).

Há outros fatos interessantes levantados em "Ano Um", como a tentativa de captura do Vigilante. Outro fato é quando Gordon vai até a mansão interrogar Bruce. Mesmo com os hábitos expressados por Bruce (em um belo disfarçe de palyboy), ele não se convence. E Gordon mais uma vez se mostra genial!

No final, quando Bruce Wayne salva a vida do filho de Gordon, a cena termina da seguinte maneira: “Sabe… Eu sou completamente cego sem os óculos. Estou ouvindo sirenes, melhor você ir”. Ele não só passa a confiar no Batman, como se torna seu “cúmplice”.

Luís Alberto também questiona, baseado em outra HQ de Frank Miller, "O Cavaleiro das Trevas", uma possível história passada após os fatos de "Ano Um", em que há um diálogo que pode ser revelador

“Você, com sua soda na mão, fingindo ser champanhe, enganava todo mundo… quer dizer, quase”.

Nessa fala, há a sugestão do autor que Gordon já sabia da existência de Bruce Wayne sob a roupa de Batman.  e baseado em "O Homem que Ri", ele aponta o amadurecimento da relação entre Batman e Gordon e algumas evidências que podem comprovar que o futuro comissário (na HQ ele ainda era um capitão).


Meu olhar: Ao meu ver, nem precisa revirar tantas HQs para sacar que Gordon, por ser um cara safo e ter algumas pistas sacou tudo logo em Batman Ano Um mesmo. E a partir disso, ele percebeu que o cavaleiro das trevas é um herói confiável. 

Para maiores detalhes acesse http://www.multiversodc.com/v2/2010/02/multiverso-dc-opina-comissario-gordon-sabe-ou-nao-a-identidade-do-batman/






Nenhum comentário:

Postar um comentário

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails