para todas as línguas

Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Coletivo teatral "Ser Tão Teatro" realiza espetáculo em Macapá




No período de 10 de janeiro a 13 de fevereiro, o coletivo teatral paraibano ‘Ser tão Teatro’ circula nos sete estados da Região Norte, percorrendo dez mil quilômetros para apresentar o espetáculo “Flor de Macambira” em onze cidades da região: Gurupi (TO), Palmas (TO), Castanhal (PA), Macapá (AP), Mazagão (AP), Cantá (RR), Manacapuru (AM), Plácido de Castro (AC), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Candeias do Jamari (RO).


Eles irão apresentar o espetáculo no estilo do bumba meu boi e do cavalo-marinho, entremeada por personagens da cultura popular brasileira, com comicidade e trilha original executada ao vivo, a peça é encenada nas ruas e praças públicas, gratuitamente para o público de todas as idades.

““Flor...” conta a história de Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas e, para resgatar seu amor, Mateus, mergulha nas profundezas de sua alma. O texto é de Rosyane Trotta e do Ser Tão Teatro; e a direção é da carioca Christina Streva”, explica Paulo Rocha, do grupo Eureca, que é responsável pela parceria com o grupo baiano. No Amapá, o espetáculo ocorre no período de 22 a 24 deste mês.


Ao longo de 36 dias, uma equipe de 13 pessoas, cenário, equipamentos de luz, som e adereços (que pesam cerca de uma tonelada) percorrem os dez mil km de ‘Flor No Norte’ de avião, ônibus, caminhão e barco para levar a magia do teatro de rua para as praças das onze cidades. Além das apresentações, são ofertadas oficinas nas quatro capitais do roteiro: Palmas (TO), Macapá (AP), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO).

Nas oficinas, o grupo apresenta processos criativos para o ator com base no teatro popular e nas tradições dos folguedos e danças populares brasileiras, como o Coco de Roda, o Cavalo-Marinho e a Capoeira de Angola. “Com a turnê, o Ser Tão Teatro realiza um sonho antigo: levar o nosso trabalho e vivenciar o intercâmbio com o povo e os artistas dessa região tão mágica do nosso país”, comemora Streva.



Sinopse

O Ser Tão Teatro encena “Flor de Macambira”, peça de teatro de rua que conta a história de Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas, e para resgatar seu amor, Mateus, mergulha nas profundezas de sua alma. Na levada do bumba meu boi e do cavalo-marinho, entremeada por personagens da cultura popular brasileira, com comicidade e trilha original executada ao vivo, as peripécias de Catirina e Mateus são contadas com leveza, crítica social e bom humor.

O Coletivo Ser Tão Teatro

Fundado na Universidade Federal da Paraíba em 2007, o Ser Tão Teatro é um grupo de pesquisa que circulou por mais de 80 cidades brasileiras com seu repertório. Atualmente, o coletivo é um dos mais admirados e respeitados grupos teatrais do Nordeste. Contemplado com mais de 20 editais públicos de cultura, o Ser Tão Teatro possui sede em João Pessoa, onde desenvolve atividades contínuas de formação de plateia, oficinas artísticas e intercâmbio cultural.

Em  novembro de 2011, publicou “Em 3 Atos”, livro que reúne depoimentos, críticas e textos sobre os três espetáculos de repertório do grupo: “Vereda da Salvação”, “A Farsa da Boa Preguiça” e “Flor de Macambira”. Promove anualmente, desde 2008, a Mostra de Teatro de Grupo de João Pessoa que integra coletivos teatrais de outros estados com a cena paraibana e enriquece a vida cultural da cidade com a oferta de espetáculos e oficinas gratuitas.

Agenda 

Cidade: Macapá
Local da Oficina: Galeria de exposições da Fortaleza de São José de
Macapá
Dia: 22/01/2014
Hora: 09 às 13h

Local da Apresentação: Praça Central da Fortaleza de São José de
Macapá
Dia: 23/01/2014
Hora: 20h

Cidade: Mazagão Velho
Local: Centro Comunitário Mucito Ayres
Dia: 24/01/2014
Hora: 20h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails