Há 45 anos, no dia 12 de janeiro de 1969, o mundo conhecia uma das bandas mais importantes da história do Rock. Inovação é a palavra chave do álbum de estreia da banda Led Zeppelin, que é considerado o primeiro álbum de hard rock lançado, que futuramente influenciaria milhares de banda no mundo inteiro, com elementos que complementam o que hoje conhecemos no heavy metal.
No final da década de 60, o estilo Blues já se encontrava no Rock, com mais frequência e qualidade, surgindo neste período diversas bandas que misturavam o estilo com o Rock Psicodélico e mais tarde se transformando no Hard Rock, como por exemplo, Cream, The Jimi Hendrix Experience, Yarbirds e Jeff Beck Group.
Em agosto de 1968, o guitarrista Jimmy Page, junto com o vocalista Robert Plant, o baterista John Boham e o baixista John Paul Jones formam uma das bandas mais poderosas já vistas no Rock. E em 1969, o álbum título chega às lojas, mostrando o que para muitos ela era a banda dos sonhos. Guitarrista e compositor criativos, baterista com muita técnica e completo de habilidades, um baixista virtuoso e um vocalista inspirado.
Além do Blues, presente nas faixas Good Times Bad Times e How Many More Times, o Rock Psicodélico aparece em Dazed and Confused, You Shook Me e I C´ant Quit You Baby. Um pouco de folk em Babe I´m Gonna Leave You e Black Mountain Side. Um reflexo de modernidade do que estava começando a estabelecer no rock inglês, com mesclagens de estilos sendo tão bem realizadas.
E o debut de estreia do Led Zeppelin será relançado neste ano, juntamente com os dois sucessores, Led Zeppelin II e Led Zeppelin III. Um belo presente de comemoração para os fãs da banda, que mesmo não estando mais na ativa, ainda contagia a muitos com o seu som virtuoso e inspirador. Vale a pena conferir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obervadores alternativos