para todas as línguas

Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Freddie Mercury, 18 anos sem o maior frotman da história


Há exatos 18 anos, no dia 24 de novembro de 1991, o mundo perdia um dos maiores ícones do rock, o líder da banda Queen, Freddie Mercury.

Freddie Mercury, um dos maiores ícones não apenas da história do rock e sim da história da música mundial, que infelizmente partiu no dia 24 de novembro de 1991. Tristeza para os fãs do Queen e do rock.

Freddie Mercury nasceu na cidade de Stone Town, na ilha Zanzibar, à época colônia britânica, hoje pertencente à Tanzânia, na África Oriental. Seus pais, Bomi Bulsara e Jer Bulsara, eram indianos da religião zoroastriana. Mercury foi educado na St. Peter Boarding School, uma escola inglesa perto de Mumbai, na Índia, onde deu seus primeiros passos no âmbito da canção, ao ter aulas de piano. Foi na escola que ele começou a ser chamado "Freddie" e, com o tempo, até os seus pais passaram a chamá-lo assim.

Se tornou bcaharel em Artes, onde era conhecido na faculdade como um aluno exemplar e quieto, bastante introspectivo. Na faculdade conheceu Tim Staffell, que tinha uma banda na faculdade , a SMILE e convidou Freddie para participar de uns ensaios.

Em abril de 1970, Tim deixa o grupo e Freddie acaba ficando como vocalista da banda que passa a se chamar Queen. Freddie decide mudar o seu nome para Mercury. Ainda em 1970, ele conheceu Mary Austin, com quem viveu por cinco anos. Foi com ela que assumiu sua orientação sexual (Freddie era bissexual) e os dois mantiveram forte amizade até o fim de sua vida. Mary inspirou Freddie na música Love of My Life, de acordo com declaração do cantor e de seus companheiros de Banda, sendo Mary acima de tudo o verdeiro amor dele.

No visual de Freddie, há uma mudança que não deixa de ser notada: se, na era Glam dos anos 70, o cabelo comprido, eyliner preto, unhas pintadas , os maillotes de bailado e sapato de tacão alto eram moda, estes iriam dar lugar a uma postura mais "macho": cabedal preto, chapéu de polícia, cabelo curto e meses mais tarde bigode, essa seria a sua imagem de marca na promíscua década de 1980.

Na composição, nem se fala né. O cara era um gênioe compôs verdadeiros clássicos como "Bohemian Rhapsody", "Somebody to Love", "Love of my Life" e a classuda "We are the Champions".

Um verdadeiro frontman, que passou de garoto tímido a um astro com uma presença de palco incrível, e suas exibições ao vivo eram lendárias, o que acabou tornando uma marca registrada do Queen. A sua facilidade de dominar o público e improvisar de maneira espetacular tornou-se um sucesso, principalmente na década de 80.


Lançou dois discos-solo, aclamados pela crítica e pelo público. Em 1991, surgiam rumores de que Mercury estava com AIDS, que se confirmaram em uma declaração feita por ele mesmo em 23 de novembro, um dia antes de morrer, vindo a falecer na noite de 24 de novembro de 1991, em sua própria casa, chamada de Garden Lodge. Sua morte causou repercussão e tristeza em todo o mundo. A casa de Freddie Mercury, passada por testamento à sua ex-namorada, Mary Austin, recebeu muitos buquês de flores na época e continua a receber até hoje.
O corpo de Freddie Mercury foi cremado e por isso infelizmente não existe túmulo para que seus fãs viessem para homenageá-lo.
Em 25 de novembro de 1992, foi inaugurada uma estátua em sua homenagem, com a presença de Brian May, Roger Taylor, da cantora Montserrat Caballé, Jer e Bomi Bulsara (pais de Freddie) e Kashmira Bulsara (irmã de Freddie), em Montreux, na Suíça, cidade adotada por Freddie como seu segundo lar.
Os membros remanescentes do Queen fundaram uma associação de caridade em seu nome, a The Mercury Phoenix Trust, e organizaram, em 20 de abril de 1992, no Wembley Stadium, o concerto beneficente The Freddie Mercury Tribute Concert, para homenagear o trabalho e a vida de Freddie.
O cantor também foi conhecido pelo pseudônimo de Larry Lurex e pelo apelido Mr. Bad Guy.

Com um histórico fantástico e um talento incrível, é muito difícil avaliar o potencial do cara. Posso dizer como fã de rock e grande admiradora do Queen que apesar de ter se passado 18 anos de sua morte, o grande ídolo jamais será esquecido. Dá para imaginar que emsmo depois de tanto tempo, o King Mercury influenciou tanta gente e toda a cultura de sua época?

Para alguém com o potencial de Freddie mercury dá!!!
Inesquecível Freddie. Live Forever, Highlander!!

Um comentário:

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails