para todas as línguas

Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de março de 2010

Uma nova fase e pausa no EngHaw - Especial 25 anos final

De volta com a última parte do Especial de 25 anos da banda Engenheiros do Hawaii.

Para comemorar os vinte anos de banda, completados em 2005, os Engenheiros do Hawaii lançaram o CD e DVD Acústico MTV. O acústico tem as participações especiais dos músicos Humberto Barros (órgão Hammond) e Fernando Aranha (violões). Este último já havia feito uma participação especial no disco anterior. O disco se diferencia dos demais por não trazer participações especiais, apenas "fraternais": Clara Gessinger, filha de Humberto, divide os vocais com o pai na canção Pose (executada com parte da letra cortada) e Carlos Maltz, co-fundador e ex-baterista dos Engenheiros, que canta junto com Gessinger a canção Depois de Nós, de sua autoria.
Além dos s sucessos, como Infinita Highway, Somos Quem Podemos Ser e O Papa é Pop e de canções recentes, como Surfando Karmas & DNA e Até o Fim, o disco traz as canções "O Preço" e "Vida Real", ambas do álbum Humberto Gessinger Trio. Por fim, acrescentam-se ainda as canções inéditas "Armas Químicas e Poemas" e "Outras Frequências". Durante a turnê do Acústico, Paulinho Galvão deixa a banda e seu posto é assumido por Fernando Aranha. Nos teclados, por sua vez, o jovem Pedro Augusto assume o lugar de Humberto Barros, que já fazia parte da banda de apoio do Kid Abelha.

O novo disco, Novos Horizontes, que mantém o formato acústico,foi gravado nos dias 30 e 31 de maio de 2007, em São Paulo, no Citibank Hall, e foi lançado em agosto de 2007 com nove faixas inéditas, além de nove regravações. O disco quebrou a seqüencia de a cada 3 discos em estúdio, ser gravado um "ao vivo". Também foi palco de novas experiências para Gessinger, como a viola caipira que usa em algumas músicas do álbum. Segundo ele, se tivesse que rever todas as obras dos Engenheiros do Hawaii, 'Novos Horizontes' é o que não mexeria em nada(concordo, o disco é realmente maravilhoso). Destaque maior para as faixas inéditas "Guantánamo", "Coração Blindado", "No Meio de Tudo, Você" e "Quebra-Cabeça". No fim de 2007, o então baixista Bernardo Fonseca sai da banda e Humberto Gessinger assume o baixo. Desde então a banda voltou a utilizar guitarras em seus shows.
No ano de 2008, após shows pelo Brasil inteiro, a banda termina a turnê acústica, começada em 23 de julho de 2004 com o lançamento do Acústico MTV.

Atividades interrompidas
Junto com a turnê terminam, pelo menos temporariamente, as atividades dos os Engenheiros do Hawaii. O vocalista e líder da banda, Humberto Gessinger declarou no site oficial da banda que os planos de retorno da banda são somente no ano de 2011, quando serão comemorados os 25 anos do lançamento de Longe Demais das Capitais e 26 anos da banda.


Neste intervalo, Gessinger se dedicará ao Pouca Vogal, parceria com Duca Leindecker, vocalista da banda gaúcha Cidadão Quem. Juntos eles cantam novas baladas e grandes sucessos de suas bandas.

Opinião pessoal: tanto faz se Humberto esteja no Engenheiros ou no Pouca Vogal, ele cointinua sendo um dos maiores poetas do rock nacional que, infelizmente, ainda não é reconhecido pela maioria do público jovem do Brasil. Como fã de rock e fã de sua obra, me atrevo a dizer que Humberto deve ser reconhecido, juntamente com os grandes roqueiros do Brasil, como Renato Russo, Cazuza, Raulzito, etc. Suas letras são inteligentes, te fazem refletir e como uma verdadeira obra de arte, divide opiniões.


Engenheiros sempre será importante na minha vida. Conheci a banda através de meus irmãos, minha família curte o som, conheci muitos amigos ao som deles e também conheci o amor da minha vida que é fã da banda. Com essa banda também decidi seguir na carreira de jornalista, pois suas letras criticas me fazem pensar sobre a realidade do país e da sociedade. Agradeço a tudo por ter esta banda como referência em minha vida.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails