para todas as línguas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Professor Cassiano Santos


A segunda feira amanheceu cinza, e não é apenas por um motivo metereológico. Para quem é e foi aluno da Escola Estadual Castro Alves, localizada no Jesus de Nazaré, tem um motivo a mais para associar o cinza e frio dia de hoje, com o luto.


Na tarde do domingo, dia 30, a comunidade de alunos perdeu um grande mestre, e além de tudo, um amigo verdadeiro para quem estudou naquela escola. Cassiano Santos se foi por motivos ainda não descobertos, tudo se sabe é que uma rara doença o alingia há anos.


Jovem ainda, ironicamente fazia a matéria mais odiada de todos os alunos se tornar uma aula prazerosa. Mestre da matemática, Cassiano fazia milagres em suas aulas. Além do bate-papo amigo com a galera, ensinava de verdade a arte de lidar com números, cálculos, somas, divisões, multiplicações e subtrações.


Vindo do Rio de Janeiro, causou muita alegria a várias turmas do ensino fundamental, em especial a daquele pequeno colégio que reunia alunos de todos os tipos. Tinha verdadeiros feitos, sempre era eleito o professor conselheiro na maioria das turmas, era o amigão das oitavas séries, sempre dava uma força nos projetos escolares, trabalhos e até na recuperação.


Há mais de 4 anos que eu não o via, mais sempre me lembro com carinho nos bons momentos que passei ao lado dele, como um irmão mais velho, me aconselhou a seguir o meu caminho e aprofissão que me dava alegria.


Apenas em dia de provas, batia a famosa amnésia, que coincidência, e em um dos mais famosos episódios, saltou a música "Não, não adianta levantar, não adianta perguntar, eu não vou te responder", brincou para um aluno que perguntou a resposta no meio da prova.


Infelizmente não tenho uma foto para ilustrar aqui o rosto de um jovem professor, que apesar das dificuldades da profissaõ, sempre ensinava o melhor para todos.


Descanse em paz professor Cassiano, e a aminésia jamais nos atingirá, pois vc nunca será esquecido


PS. se vc estudou no Castro, comente aqui sobre esse maravilhoso professor!!


3 comentários:

  1. Fiquei muito triste ao ler sua mensagem à pouco, pois posso afimar francamente que admirava este Homem de nome Cassiano Santos.
    Ele sem dúvida foi um ótimo professor, um ótimo matemático e ficará em minha lembrança como a pessoa agradável que era.
    Sinto por seu desencarne, mais atentarei para a alegria de saber que este meu professor querido pode estar nesse momento em paragens mais amenas que esta terrestre e torço por isso.
    Pensarei nele somente de forma afável, saudarei-o pela etapa de sua vida enfrentada.
    Afinal nada é por acaso e nosso sofrimento não é maior do que o de qualquer outro SEr Humano.
    Obrigada pelo aviso minha cara Jéssica.
    Fique com Deus! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou professora de matematica fiz faculdade com esse maravilhoso professor...fiquei muito comovida com seu depoimento...ele era realmente uma pessoa muito especial!!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá
    É uma grande perda para quem o conheceu, agradece por ter escrito isso minha linda irmã, todos sabemos que ele mereceria muito mais, porém, assim como o jeito singelo e de coração com que ele lecionava, também estão essas palavras, que nos fazem voltar no tempo, para dentro daquelas salas no Castro Alves, e revermos, e posso afirmar isso com toda a certeza, o melhor professor que tivemos.
    Palavras seriam apenas coisas simples para falar dessa pessoa, mas me contento com elas sabendo que todos que aqui postaram e ainda vão postar o fazem de coração.
    Obrigado professor Cassiano, por te sido, para tantos, muito mais que um professor, mas um psicólogo, um pai, um irmão...um amigo.
    Graduo-me como professor em sua homenagem e por ter me dito e mostrado o verdadeiro significado da palavra ensinar.

    ResponderExcluir

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails