para todas as línguas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Há um ano...

O mundo inteiro chocava-se com uma inesperada notícia. O ídolo pop Michael Jackson faleceu na tarde de 25 de junho de 2009. Era até difícil ignorar o fato, vide que todos os meios de comunicação noticiavam e homenageavam o Rei do Pop.



Também pudera. Apesar de os fantasmas de seu passado sofrido ainda o assombrarem na vida adulta, o cara conseguiu deixar seu nome regitrado na história da música mundial, tornando-se parte da cultura pop.


Dono de um talento pródigio, MJ marcou com sua capacidade incrível de dança, canto e composição. Começou carreira na infância, sob os ensaios do carrasco que era seu pai, fazendo sucesso com o Jackson 5. Mas na idade adulta, alcnaçou o status máximo de sua carreira.


Cinco de seus álbuns ficaram com o título de mais vendidos da história, sendo que "Thriller" (1982), implusionado pelo sucesso do clipe homônimo, se tornou o mais vendido. Os outros são "Off the Wall" (1979), "Bad"(1987), "Dangerous" (1991) e "History" (1995).


Frequentememnte citado como o maior ícone negro de todos os tempos, teve grande importância para a quebra de barreiras raciais no mundo fonográfico, abraindo portas para a popularização mundial da música negra.



Nos anos 80, tornou-se figura dominante, devido a ser o primeiro cantor afro-descendente a ter exibição na MTV. Seus Clipes "Beat It", Thriller" e "Billie Jean" são creditados como a causa da transformação do videoclipe em promoção musical.






Nos anos 90, a popularidade audiovisual foi com "Black or White", "Remember the Time", "Ghosts", "Scream" e "Earth Song".




Criador de um estilo totalmente novo da dança, onde utilizava principalmente os pés. Com suas performances, popularizou os passos Robot, The Lean e o mais famoso, Moonwalk. Seu estilo influenciou diversos músicos de novas gerações.


Filantrópico e humanitário, doou milhões de dólares para causas beneficentes, compondo inclusive canções com esses temas, como Hearl the World", "Main the Mirror", "Earth Song", "Whe are the World", entre outras.



Um dos poucos artistas a entrar duas vezes do Rock and Roll Hall Fame, ganhou diversos prêmios, estabelecendo recordes. Dono de 15 Grammy´s e 41 de suas canções alcancaram o topo das paradas. Vendas que superam 750 milhões de unidades. O artista mais vendido de todos os tempos. Sua vida, contatemente nos jornais e noticiários, somados a brilhante e genial carreira fez dele parte da historia da cultura pop mundial por mais de quatro décadas. Nos últimos anos foi citado como a pessoa mais famosa do mundo.



Vida pessoal à parte, sempre será lembrado. também com esse legado, merece mesmo todos os aplausos.

Um comentário:

  1. Um grande Genio que partiu mais sua obra continua mais viva a cada dia... pelo menos na tragédia de uma vida perdida a sua essencia esta começando a ser compreendida, o tão cruel sistema mercadológico e televisivel não perdoa nem os mais geniais artistas, os mesmos que detonam agora elogiam, homenageiam... Michael Jackson vc deixou um legado extraordinário e sem duvida sinto sua falta!

    ResponderExcluir

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails