para todas as línguas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Seed Falls - Heavy Metal despontando no Amapá

Adriano (baixo), Vanessa (vocal), Alan (guitarra) e Ronald (bateria), compõem a Seed Falls


“Semente que cai/que explode no chão/ Criança que corre com a mão na audição/a vista vazada por uma explosão.” O trecho é do poema “Semente que cai”, autoria do renomado artista plástico e escritor amapaense Ivan Amanajás, que retrata sobre os bombardeios e as problemáticas pós-guerra.


Homenageando ele, o produtor e guitarrista Alan Flexa e a cantora lírica Vanessa Rafaelly fundaram a banda de heavy metal Seed Falls, cujo nome significa em português “semente caída”.
Formada por Vanessa (vocal), Alan (guitarra), Adriano Joacir (baixo) e Ronald Vomitory (bateria), a Seed Falls surgiu em 2009 e apesar do pouco tempo na carreira, vem conquistando uma boa aceitação e um público fiel no cenário underground de Macapá.


E o sucesso está ultrapassando as fronteiras tucujus. A banda foi uma das atrações da 14° edição do Metal Chaos, evento anual que reúne várias vertentes do rock e heavy metal em Imperatriz (MA). No sábado, 7, a Seed Falls dividiu o palco com outras bandas do gênero, oriundas de vários estados do Brasil.


“É uma honra poder levar o nome do Amapá para eventos de outros estados. Eventos que valorizam e apóiam o esforço e o trabalho das bandas de todo o Brasil” afirma a vocalista Vanessa Rafaelly. O convite surgiu através de Luciano, da banda maranhense de hard rock Pilantropia.
“Através da internet, ele teve acesso às nossas músicas. Começou então a fazer a divulgação elo o estado e entrou em contato com os produtores do Metal Chaos mostrando o nosso trabalho.” fala.
A demo “Time”, contém cinco músicas. Além da música de trabalho ‘Reason to live and die’, tem ainda “Kamu”, “Control of my Emotions” “Overture 1989” e “Veagence”. Em setembro, a banda realizará o lançamento em Macapá. “A data ainda falta confirmar, mas temos muitas expectativas para essa realização” diz Vanessa.
Primórdios
Seed Falls tiveram duas pré-estréias. A primeira foi na Expofeira (evento anual de Macapá) e a outra no Teatro das Bacabeiras, junto com a orquestra Primavera. "Nesse evento, levamos nossa música ' Alquemia', com uma levada mais acúsitca" afirma Vanessa


Mistura de estilos

A banda tem influência de vários clássicos do gênero, como King Diamond, Black Sabbath, James Dio, entre outros. Em 2009, eles lançaram o EP “Reason to live and die”. Inicialmente a banda ainda contava com Fabrício Góes na segunda guitarra e Tato na bateria, que já tinham bandas muito conhecidas no cenário local, respectivamente Anonymous Hate e Profétika.
Em 2010, Ronald se junta a Seed Falls, assumindo a bateria e completa a formação que dura há quase um ano. A vocalista já era conhecida pelo público headbanger (denominação para fãs de heavy metal) por ter integrado outra banda, a Templários. “Com o término da Templários, eu queria continuar fazendo música, só que com outro foco, mais inovador e diferente. Assim, eu e Alan idealizamos a Seed Falls e o nosso objetivo é fazer uma mistura de estilos” explica a vocalista.
O diferencial da banda é a mistura de diversas vertentes dentro do heavy metal, desde o tradicional, melódico até o death e o trash metal (estilos mais acelerados e com vocais agressivos). A banda aborda diversas temáticas, como poesias, épicos, urbanos e interplanetários. E o que chama atenção também é a mistura nos vocais de Vanessa, variando entre o lírico e o gutural.
“No início estávamos apreensivos. Não esperávamos a banda tivesse uma boa recepção. Por inovar, poderíamos ter recebido retaliações, além de ser uma mulher fazendo vocais líricos, guturais e populares ao mesmo tempo em uma musica, é diferente. Mas estamos recebendo um apoio do público, que sempre acompanha nosso trabalho e vai a nossos shows. Isso nos motiva a criar mais músicas, sempre com características peculiares” expõe.
Apesar de o Heavy Metal ser um dos estilos mais polêmicos do mundo musical, sendo alvo de diversas críticas precipitadas, Vanessa afirma que o estilo não é algo agressivo. “Não é o papel do rock e do metal fazer apologia às drogas ou a violência. A maioria do público gosta de curtir as músicas, apenas como opção, e não um estilo de vida deturpado, como muitos tem a visão errônea” conclui.
visitem o myspace deles
www.myspace.com/seedfalls

4 comentários:

  1. Muito Bom o Amapá sendo representado por uma ótima Banda, esta é a prova de com bastante esforço tudo é possível. Queria parabenisar a Jéssica pelo apoio prestado ao trabalho da Seed Falls vc sim reconhece a dificuldade de se fazer musica independente em nosso Estado.


    Enquanto a banda estou torcendo por vcs lá no Maranhão, e esperando ansioso o EP TIME!

    ResponderExcluir
  2. Humm... seed falls na verdade é "(a) semente cai"... enfim, legal, eles foram na minha cidade natal.
    Bom, ainda não vi a banda em ação,mas curto a reason to live and die no ipod, acho a vanessa sensacional.
    Parabéns, Jess, post tá bem informativo.

    ResponderExcluir
  3. Marvin e Ravel, mto obrigada. Quanto a tradução professor de inglês rsrsrs eu me baseei no que a Vanessa me disse ^^ mas enfim valeu a correção

    ResponderExcluir
  4. Massa. Gostei da anélise. É por aí mesmo...

    ResponderExcluir

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails