para todas as línguas

Pesquisar este blog

sábado, 8 de janeiro de 2011

Click: o tempo parou


O poder da fotografia está estampado em todas as partes. Revistas, cartazes, jornais, outdoors e até canais de televisão que fazem uso da fotografia. E claro, nos momentos importantes da vida de cada pessoa, como festas, férias, dias de lazer e até para perfil nas redes sociais, que retrata fases de nossa vida.

Nem todo o fotógrafo é um profissional do mercado. Muitos artistas são fotógrafos e exibem seus trabalhos nas galerias de arte e nos museus. Sebastião Salgado é um exemplo de artista brasileiro, que trabalha com imagens fotográficas. Ficou famoso por registrar garimpeiros em Serra Pelada.

Já os fotógrafos que trabalham no mercado podem se especializar em fotografar produtos ou modelos. As agências tanto de publicidade quanto de modelos não dispensam um bom profissional!

É preciso muito estudo e conhecimento para se tornar grande nesta área. A luz por exemplo, é um elemento fundamental que precisa ser tratado com maestria para se obter uma boa fotografia!

Acredita-se que o dia 8 de janeiro é relembrado no Brasil por ter sido a data da chegada do daguerreótipo, vindo de Paris. Segundo a pesquisadora do Museu Imperial Maria Inez Turazzi, em artigo publicado na Revista de História da Biblioteca Nacional, o aparelho de Louis Jacques Daguerre embarcou na madrugada de 25 de setembro de 1839, chegando à América do Sul meses depois.

Em 2011, a data pode ter um sabor especial: desde 2009, tramita na Câmara dos Deputados PL que regulamenta a profissão, "marginalizada e discriminada por falta de uma legislação específica do ensino técnico e científico", como justifica o PL 5.187/09, iniciativa do deputado Severiano Alves (PDT/BA).


"A fotografia, cujos progressos são imensos e que está, a nosso ver, mui bem classificada entre os materiais das artes liberais, fala aos olhos e detém cativa os curiosos fatigados". Eça de Queirós.


Meus parabéns especiais para alguns amigos fotógrafos que atuam no Amapá: Aog Rocha, Alexandre Brito, Chico Terra, Erich Macias, Fernando Leite e todos os fotógrafos do mundo. Parabéns.


3 comentários:

  1. Valeu Gessi!

    Alexandre Brito

    ResponderExcluir
  2. é né... meu mor não é seu amigo então... rsrs... ele tah chateado! rs

    ResponderExcluir
  3. Oxi já pedi desculpas pela gafe!!!! Aaai nunca mais listo pessoas aqui ^^ a homenagem também é para o Maksuel ^^

    ResponderExcluir

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails