para todas as línguas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Clube de Cinema inicia suas atividades de 2011


Texto Alexandre Brito


Cinco vezes favela – agora por nós mesmos foi o filme escolhido pela coordenação do Clube de Cinema para iniciar suas atividades nesse ano de 2011. Criado no mês de maio do ano passado, o cineclube é um espaço fruto da parceria do Museu da imagem e do Som do Amapá (MIS-AP), Sesc-AP e Univercinema (UNIFAP) que busca atuar na difusão de produtos audiovisuais enfatizando sua importância na sociedade contemporânea, bem como suas diversas possibilidades de uso, seja no aspecto cultural, artístico, sociológico ou político.

O Clube de Cinema realiza sessões quinzenais nas quais os filmes exibidos são brevemente contextualizados pela equipe que coordena o cineclube como forma de estimular a visão crítica e o debate sobre o filme projetado entre o público que prestigia as mostras. A última sessão de 2010 contou com a presença do cineasta pernambucano Camilo Cavalcante que exibiu parte de sua filmografia e respondeu questões formuladas pelos presentes. “Esse é um dos papéis desempenhados por um cineclube: além de difundir os produtos audiovisuais, o movimento cineclubista busca também aproximar os realizadores independentes, como Camilo Cavalcante, de seu público”, explica Alexandre Brito, da equipe de coordenação do Clube de Cinema.

Nesse sábado, 08.01, o Clube de Cinema realizará sua primeira sessão de 2011, exibindo o filme Cinco vezes favela – agora por nós mesmos, “o filme foi escolhido porque trabalha com um formato interessante que estimula o debate. Ele é composto, na verdade, por cinco curtas que desenvolvem o mesmo tema, que é a favela. O filme é resultado de um conjunto de oficinas de cinema realizado junto a moradores jovens das favelas cariocas e os roteiros e a direção dos filmes, além de outras funções na equipe de realização, foram assumidas pelos próprios alunos dessas oficinas e o resultado ficou muito bom”, contextualiza Mary Paes, uma das responsáveis pela condução dessa primeira sessão de 2011.

A programação quinzenal do Clube de Cinema pode ser vista com antecedência no blog do Museu da Imagem e do Som
(http://museudaimagemedosom.blogspot.com/) assim como outras ações promovidas pelo MIS-AP e seus parceiros.
Serviço:
Clube de Cinema
Data: 08.01.2011
Local: Auditório do Museu da Imagem e do Som (segundo piso do teatro das Bacabeiras)
Hora: 18:30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails