para todas as línguas

Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de julho de 2011

Angra em Macapá


Para quem duvidava que este dia enfim chegaria, eis que a noticia surge como um balde de "Aqua", com o show que promete ser o mais tempestuoso que Macapá vai receber. O trocadilho foi em relação ao atual álbum da banda Angra, que no dia 31 deste mês, estará em terras amapaenses para o encerramento do Equador Verão, evento realizado pelo Governo do Estado.

Essa é uma ousada proposta, afinal não é em todo dia que um evento eclético como este termina com show de heavy metal. Há quem ainda não creia que o Angra virá de fato, mas as expectativas da maiora são as melhores.

Para quem é fã, é a realização de um sonho praticamente impossível, haja vista que a banda quase não faz shows na região Norte do Brasil, indo no máximo, até Belém. E para quem não conhece o trabalho do Angra, uma boa oportunidade de ver os músicos ao vivo, que já estão há mais de 20 anos produzindo sua arte


A banda

A história do Angra iniciou em 1991, formada por Antônio "Toninho" Pirani, então proprietário da revista Rock Brigade e do selo Rock Brigade Records por volta de 1991, no auge do estilo metal melódico. Toninho convocou músicos e outros velhos conhecidos como o vocalista Andre Matos, com quem já havia trabalhado nos tempos de Viper como empresário. Os músicos Kiko Loureiro (guitara), Rafael Bittercout (guitarra), Luís Mariutti (baixo), e Marcos An completaram o time. A idéia era aproveitar a onda do power metal (ou metal melódico como o gênero ficou conhecido no Brasil) que estava bastante popular na Europa, Japão e no Brasil graças a nomes como Helloween e Gamma Ray, porém com uma identidade e influências brasileiras, dito folk metal brasileiro. Ao todo a banda já vendeu mais de 5 milhões de discos no mundo todo

O nome significa deusa do fogo na mitologia tupiniquim, além de significar uma pequena enseada ou baía usada como porto natural. Além disso, também foi escolhido por parecer com o adjetivo em inglês angry, que significa "raivoso".

O quinteto ensaiou praticamente por um ano para lançar sua primeira demo tape, intitulada Reaching Horizons em 1992. No ano seguinte, ainda desconhecidos do grande público, o Angra viajou para a Europa para gravar seu primeiro LP Angels Cry obteve boa repercussão tanto no Brasil como no exterior (principalmente no Japão). O álbum apresentava uma mistura de metal e música clássica, sonoridade que marcou o estilo da banda

Pouco antes das gravações do álbum, Antunes deixou a banda, o que fez com que a bateria fosse gravada por Alex Holzwarth. Em seguida, Ricardo Confessori assumiu as baquetas do Angra.

Além de Angels Cry, com essa formação a banda gravou também Holy Land (1996), Holy Live (1997), Freedom Call (1997) e Fireworks (1998). Em 2000, Andre, Luís e Confessori deixam a banda no início de 2001, uma nova formação era anunciada com Aquiles Priester na batera, Felipe Andreoli no baixo e Edu Falaschi no vocal e gravam o álbum Rebirth e emete à nova fase vivida pela banda a partir do primeiro semestre daquele ano e foi gravado no Brasil e Alemanha.

Em 2008, Aquiles Priester, após uma nova crise da banda deixa o grupo e em 2009, Ricardo Confessori retorna ao seu posto.

Com o sucesso da nova fase, a banda gravou Hunters and Pray (2002), Temple of Shadows (2004), Aurora Consurgens (2006) e atualmente esta em turne com o álbum Aqua (2010).

Em fevereiro de 2011 a banda fez uma turnê pela Europa divulgando o álbum Aqua, tendo como banda de abertura a banda Kattah, produzida pelo vocalista Edu Falaschi.

Também em 2011, o Angra completa 20 anos, e já fez turnês, com a banda Sepultura. Nesse ano, fará participação no dia Metal do Rock in Rio.

Em maio, Macapá recebeu guitarrista da banda, Kiko Loureiro para um workshop de guitarra. Nosso blog entrevistou o guitarrista. A entrevista pode ser lida aqui

Músicos Convidados
  • Milton Nascimento - Vocal em "Late Redemption" (no álbum Temple of Shadows)
  • Hansi Kürsch - Vocal em "Winds of Destination" (no álbum Temple of Shadows)
  • Sabine Edelsbacher - Vocal em "Spread Your Fire" e "No Pain for the Dead" (no álbum Temple of Shadows)
  • Kai Hansen - Vocal em "The Temple of Hate" (no álbum Temple of Shadows) e Guitarra em "Never Understand" (no álbum Angels Cry)
  • Dirk Schlächter - Guitarra em "Never Understand" (no álbum Angels Cry)
  • Sascha Paeth - Guitarra e Violão em "Never Understand" (no álbum Angels Cry)
  • Alex Holzwarth - Bateria (gravou Angels Cry)
  • Thomas Nack - Bateria em "Wutheringh Heights" (no álbum Angels Cry)
  • Leck Filho - Teclados (em apresentações ao vivo em turnês entre 1993 e 1998)
  • Fábio Ribeiro - Teclados (em algumas apresentações ao vivo na "Angels Cry Tour" e na "Fireworks Tour")
  • Günter Werno - Teclados (em algumas apresentações ao vivo na "Rebirth World Tour")
  • Fabio Laguna - Teclados (no DVD Rebirth World Tour: Live in São Paulo, no EP Hunters and Prey e em apresentações ao vivo em turnês entre 2001 e 2007)
  • Daniel dos Santos - Teclados (em apresentações ao vivo na "Back To Life Tour" em 2009 e início de 2010)
  • Rosa Vocal - Backing vocals (no álbum Aqua)
  • Amon Lima - Violino (em apresentações ao vivo em alguns shows na Ásia na "Aqua World Tour")

Discografia


Álbuns de Estúdio

Ano Título Gravadora Vendas Certificações
1993 Angels Cry JVC Japan 700 000 Gold.png Ouro RIAJ
1996 Holy Land Gravadora Eldorado 500 000 Gold.png Ouro RIAJ
1998 Fireworks Paradoxx Music 500 000
2001 Rebirth Paradoxx Music 1 100 000 Gold.png Ouro RIAJ
Gold.png Ouro ABPD
Gold.png Ouro BVMI
2004 Temple of Shadows Paradoxx Music 500 000 Gold.png Ouro RIAJ
Gold.png Ouro ABPD
2006 Aurora Consurgens Paradoxx Music 150 000
2010 Aqua JVC Victor,SPV Steamhammer 70 000

EP

Ano Título
1996 Freedom Call
1996 Live Acoustic at FNAC
1998 Acoustic...and More
2002 Hunters and Prey

Demos

Ano Título
1992 Reaching Horizons
1995 Eyes of Christ
2001 Acid Rain
2004 5th Album Demos

Ao Vivo

Ano Título
1997 Holy Live
2003 Rebirth World Tour: Live in São Paulo

Box

Ano Título
1998 The Holy Box
2004 Ark of Shadows

Singles

Data de Lançamento Título
1994 Evil Warning
1996 Make Believe
1998 Lisbon
1998 Rainy Nights
2002 Pra Frente Brasil
2004 Temple of Hate
2004 Wishing Well
2006 The Course of Nature
2010 Arising Thunder

Videografia

Clipes

Clipes
Nome Álbum Ano de lançamento
Carry On Angels Cry
1993
Time Angels Cry
1993
Make Believe Holy Land
1996
Lisbon Fireworks
1999
Rebirth Rebirth
2001
Pra Frente Brasil Exclusivo para a Copa Do Mundo 2002
2002
Waiting Silence Temple of Shadows
2004
Wishing Well Temple of Shadows
2004
The Course of Nature Aurora Consurgens
2006
Lease of Life Aqua
2010

DVD/VHS

DVD
Nome Ano de Lançamento
Rebirth World Tour - Live in São Paulo
2003
VHS
Nome Ano de Lançamento
Live In Rio De Janeiro 2001
2002
Rebirth World Tour - Live in São Paulo
2002

Atividades paralelas

Paralelamente, os membros da banda também se dedicam a clínicas, workshops e aulas, atividade que sempre marcou a atuação dos músicos do Angra. Os cinco são constantemente convidados a transmitir seu conhecimento, tanto no Brasil como no exterior, o que faz com que sirvam de influência para diversos estudantes de música e grupos iniciantes. Esses eventos, realizados de maneira informal e didática, fazem com que o Angra seja ainda mais respeitado em todos os locais onde se apresenta, sendo comuns inclusive os convites para que seus músicos visitem escolas de música durante suas turnês internacionais.

Na condição de músicos consagrados, os integrantes do Angra também estão popularizando seu conhecimento através de vídeo-aulas. Kiko Loureiro lançou duas fitas, Os Melhores Solos e Riffs do Angra e Técnica e Versatilidade, além de ter gravado três álbuns: "No Gravity", "Universo Inverso" e o recém-lançado "FullBlast", enquanto Felipe Andreoli lançou no mesmo formato o vídeo Angra Bass, e também ele voltou para a antiga banda, Karma, gravando o cd Leave Now!!!, e ainda participa do projeto VOX com os integrantes do Karma, além também de participar do projeto Freakeys de Fábio Laguna. A editora japonesa Prime Direction lançou mais um songbook da banda, contendo as tablaturas e as partituras de todos os instrumentos das canções do álbum Rebirth. O livro está saindo apenas no Japão, numa edição luxuosamente encadernada.

O Angra ainda teve sua biografia com foto publicada na enciclopédia Power Metal, da série RockDetector, lançada pela Cherry Red Books, da Inglaterra. Kiko Loureiro também foi destaque de capa de uma edição especial da revista japonesa Young Guitar, com direito a chamada em português, “Mate-se de Praticar”, além de participar no CD da banda Blezqi Zatsaz, do tecladista Fábio Ribeiro, tocando em cinco faixas. Edu Falaschi, por sua vez, gravou as canções Pegasus Fantasy, Blue Forever para o anime e Never para o filme do anime Cavaleiros do Zodíaco, Prólogo do Céu.

As canções também fazem parte da versão brasileira da trilha sonora do mesmo anime, e em 2006 gravou o seu primeiro álbum solo, o Almah.[37] Aquiles Priester continua com a sua banda, o Hangar, em que em 2007 lançou o CD The Reason of Your Conviction, incluindo com DVD bônus e com ótimas vendas no Japão e no Brasil e Aquiles Priester no momento está se dedicando ao Hangar e está em turnê por todo o Brasil, além de participar diretamente no álbum Freakeys de Fábio Laguna.

Fonte: Wikipédia e blogs em geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails