para todas as línguas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de julho de 2011

CURSO FANTASY DESENHOS e HQ!


PROGRAMAÇÃO



Instrutor:

FRANCISCO OSSION RODRIGUES LEITE, desenhista, ilustrador, artista plástico. Profissional da arte dos quadrinhos, com trabalhos publicados, e vários cursos realizados ao longo de mais de 20 anos, nesta oficina vem mostrar as dicas, as técnicas do desenho da arte da fantasia e dos quadrinhos. Baseado nos trabalhos dos grandes mestres desse meio, como Frank Frazzeta, Luis Royo, Richard Corben, Boris Valejo e tantos outros.

Breve resumo sobre a arte da fantasia e sobre as HQS.

Arte da Fantasia.

Seres imaginários, ficção, mitologia, poderia-se dizer muito mais sobre esse tema, mas por tratar-se de um resumo, será colocado apenas uma síntese do que é o mundo da fantasia e da criação de personagens.

"Arte fantástica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Arte fantástica é um gênero de arte não muito bem definido,que demonstra a fantasia. Acredita-se que o primeiro artista "fantástico" tenha sido Hieronymus Bosch. Outros artistas que foram definidos como fantásticos são Brueghel, Giuseppe Arcimboldo, Matthias Grünewald, Hans Baldung Grien, Francisco de Goya, Gustave Moreau, Henry Fuseli, Odilon Redon, Max Klinger, Arnold Böcklin, William Blake, Gustave Doré, Giovanni Battista Piranesi e Salvador Dalí.
A fantasia tem sido uma parte integrante da arte desde seus primórdios, mas foi particularmente importante para o maneirismo, a arte romântica, o simbolismo e o surrealismo. A arte fantástica celebra a fantasia, a imaginação, o mundo dos sonhos, o grotesco, visões e outros mundanismos. Com o simbolismo ela divide a escolha de temas tais como a mitologia, o ocultismo e o misticismo.
Em francês o gênero é chamado "le fantastique"; em inglês é algumas vezes referido como arte visionária, arte grotesca ou arte maneirista.
A arte fantástica não deve ser confundida com a arte de fantasia, que é o domínio de ilustradores de ficção científica e fantasia, tais como Boris Vallejo e outros."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_fant%C3%A1stica

Portanto pessoal, não confundam ARTE FANTÁSTICA como se fosse A ARTE DA FANTASIA. Como se vê acima, no artigo da Wikipédia.

História em Quadrinhos - HQ's.

A arte da fantasia e outros estilos de desenho e pintura de uma grande diversidade, estão inseridos no contexto dos quadrinhos também, e não só da ilustração em si. Os quadrinhos englobam diversos aspectos de linguagem e de mostra visual. (Você tem como exemplos, desde os quadrinhos com arte miníma de rabiscos, (os desenhos imaginários de uma criança do mundo como ela vê), pré-história, etc) até os maiores mestres das artes expondo todo seu conhecimento e talento no que ele sabe se expressar de melhor (, Burne Hogarth, Steve Ditko, etc, ).

Banda desenhada, BD, história aos quadradinhos ou história em quadrinhos, quadrinhos, gibi, HQ, revistinha é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados gêneros e estilos. São, em geral, publicadas no formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em revistas e jornais. Também é conhecida por arte sequencial.

A banda desenhada é chamada de "Nona Arte". O termo "arte sequencial" (traduzido do original sequential art), criado pelo quadrinista Will Einser com o fim de definir "o arranjo de fotos ou imagens e palavras para narrar uma história ou dramatizar uma ideia", é comumente utilizado para definir a linguagem usada nesta forma de representação. Umafotonovela e um inforgráfico jornalístico também podem ser considerados formas de arte sequencial.

A banda desenhada é conhecida por comics nos E.U.A, bande dessinée em França, fumetti na Itália, tebeos em Espanha, historietas na Argentina, muñequitos e cómicos em Cuba, mangás no Japão, manhwas na Coréia do Sul, manhuas na China e por outras várias designações pelo mundo fora.


CRONOGRAMA


Semana I

1. - Estudo: Corpo Humano (proporção, etc).
2. - Composição I: esboços. (corpo humano e cenários.)
3. - Composição II: encaixes geometricos no desenho (arte da fantasia, etc.)
4. - Esboços á lápis: estudos de técnicas e luz e sombra, volume,etc.
5. - Noções de pintura: Técnicas de Acrilíca, gouche, lápis de cor, colorização digital. (conceitos).

(Obs.: Quem já domina os traços á lapis e ja desenha começa com Estudo: Corpo Humano.
Porém, quemnão tem habilidade ainda com o desenho terá que estudar o módulo: da semana II, esboços: linhas, círculos, hachuras,etc. e depois o corpo humnano.)

Semana II

1 - Esboços : Linhas, círculos, hachuras, ovais.
2 - Estudo: Planos (geometria).
3 - Estudos: Geometria tridimensional.
4 - Tipos de esboço: estudo de esboços (acadêmico e para quadrinhos).
5 - Planejamento: Desenhos de quadros e requadros (quadrinhos).
6 - Diagramção de página e capas de revistas. (criação e modelos)
7 - Desenvolvimento: Argumentos, storylines, roteiros paar HQ's.(introdução).
8. - Finalização: Arte final (nankim, colorização: tradicional e computador (noções)).
9. - Conclusão: Página de qaudrinhos arte finalizada (aluno=individual).
10. - Encerramento: entrega dos certificados.

Multimídia:

1. - Exibição de filmes relacionados á aula
2. - Mostra de divulgação CD-rom interativo. (vendas).
3. - Sorteio de revistas, cd's, durante o curso.

Material do aluno:

01. prancheta de desenho (simples).
02. borracha tk média.(branca)
02-1. Conjunto de reguas esquadros (tipo kit escolar).
03 - lapiseira grafite b2
03.1 - Papel A4. sulfite (100 folhas)
03.2 - Bloco de papel canson A4. (OPCIONALl).
04. -Lápis de desenho b2, b3, b6 e HB.
04-1. - Canetas nankim: 02, 03 05,08. (pode ser uma a 0,03 se preferir).(OPCIONAL).
04-2. - Canetas hidrográficas (Uni Pin fine line made in japan) números: 0,8, 0,5, 0,3.
04-3. - Tubo de tinta nankim (pode ser escolar (mais barata) ou profissional (mais cara).
05 - pincel número 2 redondo e numero 6 redondo.
06. - conjunto de seis cores de tinta gouche.
06-1. PALHETA PLASTICA para mistura de tintas (para pinturas)
06-2. Aquarela escolar (OPCIONAL).
07. - Seis cores de tinta acrilica (tubos) amarela, vermelha, azul, verde, branca e preta ou sombra.(OPCIONAL)
08. - Dois recipientes plásticos (copinhos com tampa) e um pedaço de paninho de algodão. (30 cm + ou -).
(nas casas de venda de produtos para embalagens se encontra esse produto). ATENÇÃO: copinho feito de plástico mais duro e transparente ou leitoso (TEM QUE VIR COM TAMPA).

LOCAL DAS INSCRIÇÕES: LIGUE PELO TELEFONE 9113-4006 E 3224-1857 ou 01-07-2011,


mais informações, no blog

2 comentários:

  1. Se ele é professor de arte e com um curriculum tão vasto por que não tme NENHUM trabalho dele no blog dele? Só tem cópias de outros sites

    Copiar e colar ele faz muito bem, que merda. Professor de bosta do caralho

    ResponderExcluir
  2. se voce é tão corajoso a ponto de me denegrir dessa forma, porque não aparece o seu nome, ? isso é coisa de covarde como você...se não coloco meu trabalho como voc~e diz , não é por culpa minha, ainda estou organizando o blog e em breve colocarei os meus trabalhos sim, e quanto a copiar e colar, no blog, estou divulgando assuntos relcionados a arte somente isso para ajudar os meus alunos ou quem gosta de pesquisar e se informar...não sou copista e nem vivo as custas da arte dos outros..você devia ser mais bem educado e não ter a boca tão suja para difamar os outros sem conhecer direito

    ResponderExcluir

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails