para todas as línguas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Clube de Cinema: sétima arte e reflexão


Foto: Arquivo MIS/AP

Em Macapá, assim como em diversos outros municípios brasileiros, a linha comercial é um dos principais pontos adotados nas redes de cinema, e conseqüentemente com a ambição do lucro, em que ficam a disposição do público obras de consumo rápido e em massa, poucas produções nacionais e locais (nesses casos, até nenhuma), entram no eixo das exibições. Se não frequentar espaços alternativos, parte do público, que não têm condições de arcar com os preços dos ingressos, fica de fora das salas. 

E é nesse terreno que entram os cineclubes, que são associações sem fins lucrativos que estimula os seus membros a ver, discutir e refletir sobre o cinema. O papel do cineclube é facilitar o acesso das comunidades ao audiovisual, além de exibirem obras negligenciadas pelas salas comerciais.

Atualmente Macapá possui um cineclube que já pode ser considerado fixo, pois está próximo de completar dois anos de atividades: o Clube de Cinema, resultado de uma parceria institucional do Museu da Imagem e do Som no Amapá (MIS-AP), Sesc – AP e Festival Imagem-Movimento (FIM).

Com sessões quinzenais, o principal objetivo do Clube de Cinema é ser uma proposta alternativa de difusão audiovisual, com a exibição de curtas, médias e longas-metragens que dificilmente chegariam ao público amapaense, priorizando assim produções locais, nacionais e independentes. 

De acordo com o gerente do MIS-AP, Alexandre Brito, em 2010, as primeiras sessões do Clube eram realizadas na sala de cinema do Serviço Social do Comércio (Sesc), no Araxá, e contava com um público de aproximadamente dez pessoas. 

‘’A seleção dos filmes que compuseram a primeira sessão, realizada na Sala Charles Chaplin, buscou iniciar o projeto Clube de Cinema mostrando que, na Amazônia, se produz audiovisual de qualidade e que, declarações contrárias a esse fato, precisavam ser desconstruídas’’, informou o gerente do MIS-AP, Alexandre Brito.

Além das exibições, que buscam unir produtores e público, há espaço para debates em torno das temáticas desenvolvidas nos filmes, que estimulam a visão crítica, a reflexão e troca de ideias entre os cinéfilos, e este é um dos diferenciais entre os cineclubes e comerciais salas de cinema. ‘’Temos a possibilidade de ouvir os pensamentos e as idéias que o filme provocou no outro que, muitas vezes, nem conhecemos. Há, nos cineclubes, essa troca, esse intimismo no qual as experiências fílmicas são compartilhadas e socializadas’’, complementa Brito. 

A proposta é que, com o tempo possa haver, além das sessões de filmes, uma programação com palestras, relatos de experiências, conversas com diretores e demais atividades que possam consolidar o movimento cineclubista. ‘’O Clube de Cinema funciona como um meio de libertação da mente, um passeio pela essência dos criadores de histórias, por momentos você passa a ser parte desta essência e percebe que também é capaz de ser um realizador de sonhos. Dos seus próprios sonhos’’, contextualiza Mary Paes, uma das colaboradoras do Clube de Cinema.

Serviço
Clube de Cinema
Data: A cada quinze dias (sábados)
Hora: 18h30
Local: Auditório Museu da Imagem e do Som (segundo piso do Teatro das Bacabeiras)

Informações: http://museudaimagemedosom.blogspot.com.br

2 comentários:

  1. Não sou frequentadora assídua do Clube de Cinema, mas das vezes que fui sempre me emocionei com os filmes e me enriqueci com as discussões após as sessões! Acho totalmente válido o projeto e parabenizo a todos que estão frente do mesmo! Precisamos deste tipo de incentivo à sétima arte na nossa cidade!

    ResponderExcluir
  2. Valeu muito pela força Jéssica, estamos preparando com muito carinho a programação de aniversário do dois anos do Clube de Cinema. Será dia 26.05! Convite estendido a tod@s, claro!

    ResponderExcluir

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails