As peças foram escolhidas por uma comissão de dramaturgos experientes, pautados por um olhar crítico para a angulação temática, a cosmovisão oferecida por cada autor, o trabalho criativo sobre personagens e diálogos, a potencialidade de teatralização de cada texto, entre outras. São textos breves, mas que não se eximem de escolher um ponto de vista corajoso sobre o tema em questão. Aqui há humor, há drama, há tédio, há esperança. Elementos que se esparramam nas ações e falas dos personagens, mas tecidos em viés crítico, na voz - menos ou mais explicitamente presente - de cada autor.
Os inesteriotipáveis
Autor: James Hermínio
Cidade/ UF: São Paulo/ SP
Sinopse: Um filho leva os seus pais para um palco de teatro para, a partir de suas histórias e estilo de vida, contar ao público como é a vida dos emergentes, contada pelos próprios emergentes.
Pagando pra se aborrecer
Autora: Paula Prange
Cidade/ UF: Rio de Janeiro/ RJ
Sinopse: Sandara e Ricardo se conhecem enquanto aguardam para serem entrevistados em uma escola, na esperança de conseguirem matricular seus filhos. Ela é a típica emergente, e ele, apesar da boa educação e cultura "de berço", luta para sobreviver dignamente em uma sociedade cada mais mediocrizada culturalmente. Ambos refletem os anseios, conflitos e questões das "classes médias" brasileiras.
Produtos Perecíveis
Autor: Flavio Goldman
Cidade/ UF: Rio de Janeiro/ RJ
Sinopse: Darley surfou na onda do crescimento econômico brasileiro e vem conseguindo propiciar a ele e à sua mulher Daiana uma vida de novos confortos e consumos. Previdente, quer se certificar que o casal vai desfrutar dos melhores produtos do mercado, literalmente até o final de suas vidas. Ele não contava que Daiana tem ideias muito próprias sobre o assunto.
Resíduo submergente
Autora: Mariana de Menezes
Cidade/ UF: São Paulo/ SP
Sinopse: Uma conversa incipiente entre dois jovens que abordam questões que, sobretudo, são mote de discussão para uma classe média emergente, disposta a ter acesso aos mecanismos de resolução de angústias que tocam ao humano.
Sucesso com C
Autor: Raphael Scire
Cidade/ UF: São Paulo/ SP
Sinopse: Trata-se de uma família da nova classe média que passa a ter acesso a coisas que antes eram impossíveis, como carro zero, TV de plasma, viagem ao exterior e que, no entanto, deixa de crescer culturalmente. A única que foge dessa regra é a filha caçula, Érika, que critica os pais e o irmão com uma visão ácida e bem humorada desses novos hábitos consumistas da família. A mãe e o pai, Maristela e Paulo, são dois trabalhadores, ela esteticista e ele mecânico. O irmão Everton acaba de se formar - em uma universidade particular - e começa a entrar na onda consumista. Completa o elenco o amigo de irmão, Ricardo, praticamente um agregado e que vive às turras com Erika.
A visita
Autor: Joca Monteiro
Cidade/ UF: Macapá/ AP
Sinopse: Janari e Cida formam um casal que migrou recentemente para classe média e ainda estão se acostumando com a nova vida. O maior problema do casal é entender a empregada recém contratada Dasdores que confunde o casal com seus medos. A família recebe a visita de João Pena, o patriarca veio conhecer a nova vida que seu filho leva.
"Eu fiquei sabendo do concurso poucos dias antes do encerramento e pensei em não participar, pois escrever para mim é criação pessoal, não gosto de escrever por encomenda, gosto de conceber e criar, no entanto me senti desafiado a escrever sobre o tema proposto e em tão pouco tempo. Também me senti estimulado ao saber que os 30 melhores textos ganhariam um parecer técnico que iria contribuir com a minha arte, coisa que eu prezo muito. Surpreendi-me com o resultado e sei que tem um significa muito importante para a dramaturgia Amapaense. Estou fazendo história.
Agradecimento especial a Casa e Família Fora do Eixo por investir no meu banco de estímulo e em especial ao Paulo Rocha que revisa meus texto e é um grande parceiro." - Joca Monteiro
Fonte: http://dramaturgiasurgentes.com.br/ e blog Eu sou do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obervadores alternativos