para todas as línguas

Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Espetáculo ‘Silêncio Total - Vem Chegando Um Palhaço’ chega a Macapá





Ocorre hoje em Macapá a apresentação do espetáculo “Silêncio Total - Vem Chegando Um Palhaço” estrelado pelo ator Luiz Carlos Vasconcelos, que durante o mês de novembro apresenta a peça que já visitou várias cidades do Brasil, em países da Europa, Ásia e África, chega agora ao norte do país. A programação acontece até o dia 20 de novembro no Circo Roda Ciranda, no Centro Cultural Cangapé e na Casa do Artesão.

Além das apresentações, o ator também irá se reunir com estudantes, artistas e membros da comunidade para dialogar sobre a produção cultural local e trocar experiências no dia 19 de novembro. O projeto faz parte do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014 patrocinado pelo Ministério da Cultura e com apoio da Lei Rouanet.

O ator, que participou recentemente da novela Geração Brasil, da Rede Globo, garante que o público irá se divertir e refletir sobre a condição humana. Vasconcelos conta que mantém apresentações do Palhaço Xuxu, personagem central do espetáculo, há cerca de 36 anos, e confidencia:


“O palhaço é a expressão mais autêntica do ser humano, que a gente chama da expressão do ridículo, aquilo que a gente tenta esconder. Você não sai dizendo a todo mundo que você é vaidoso, você passa a mão no cabelo pelo reflexo do vidro do metrô, disfarçadamente. O palhaço não passa disfarçadamente. Pergunta ao quinto andar do prédio: ‘olhando de cima, eu tô bonito aqui embaixo?’. Quer dizer, ele exacerba isso fazendo os outros rirem”, afirma Luiz Carlos Vasconcelos.

Para Vasconcelos, o fato de o Palhaço funcionar e se manter querido pelo público durante tanto tempo é por ele ser “profundamente humano”. “Aquela criatura que está ali na frente faz com que os outros seres humanos se reconheçam: Nossa aquele ridículo todinho é nosso, poderia ser meu também...”, frisa. O espetáculo promete momentos de poesia, teatro, brincadeira e desenvoltura, às vezes até farsesca, do universo circense. Após a apresentação em Macapá, a tournée seguirá para Santarém.

O Ator – Luiz Carlos Vasconcelos nasceu em Umbuzeiro, interior da Paraíba e tem uma longa história com o movimento teatral e circense no estado. O ator chegou a promover um encontro de palhaços de várias partes do mundo em 2001. Antes disso, em 1978, Vasconcelos fundou o Centro Cultural Piolin, em João Pessoa. O Piolin desenvolve ações educativas e culturais voltadas para crianças, adolescentes e jovens.
Ainda no campo teatral, o ator é responsável por uma das adaptações de Guimarães Rosa mais festejadas dos últimos tempos: ‘Vau da Sarapalha’, em 1992. A peça produzida pelo Grupo Piolim, sob sua direção, foi um sucesso estrondoso e excursionou pelo Brasil, exterior e ficou em cartaz ainda em 2006.

Serviço
Espetáculo:
Silêncio Total – Vem Chegando Um Palhaço
19 de Novembro
Local: Centro Cultural Cangapé (Araxá)
Horário: 18h
20 de Novembro
Local: Casa do Artesão (Centro)
Horário: 19h
Conversa com artistas:
19 de Novembro
Local: Centro Cultural Cangapé
Horário: 19h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails