para todas as línguas

Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Exposição "Ver Verde" de Ivam Amanajás




O artista plástico amapaense Ivam Amanajás exibe a partir dessa sexta-feira (16), a exposição "Ver Verde". O evento inicia às 20h, no hall de entrada do Teatro das Bacabeiras, localizado no centro de Macapá. A mostra estará em cartaz até o dia 23 de novembro.

Conhecido pela sua originalidade e maestria nos trabalhos de cunho surrealista, Ivam prova que vai além, dominando diversos estilos nesta arte. Um exemplo está na exposição, a qual mostrará ao público um olhar sobre a paisagem Amazônica. Ao todo, mais de 30 obras serão expostas. O artista utiliza nos quadros a cor verde como principal elemento para definir a Amazônia, retratada em diversos ângulos diferenciados, com destaque para a realidade do povo ribeirinho e a beleza da paisagem.

Sobre Ivam Amanajás




Nasceu no dia 06 de outubro de 1956, na cidade de Macapá,  começou suas atividades artísticas precocemente. Entrou para o mundo da arte quando aos 13 anos teve oportunidade participar de uma exposição coletiva no extinto Ginásio de Macapá (GM), junto com artistas plásticos prestigiados localmente, como R. Peixe, Antônio Homobono, Olivar Cunha, Abenor Amanajás, entre outros. Desde a juventude, já possuía uma forte tendência para o surrealismo, o qual aderiu por muito tempo. Mas Ivam Amanajás foi além, dominando outros estilos, incrementando-os em suas obras,

No ano de 1977,  levou pela primeira vez a sua arte para fora do seu Estado. Suas obras foram expostas na Galeria Angelos e Teodoro Braga (1978), no Teatro da Paz, em Belém-PA. Na década de 80, o Artista participou de diversas exposições em vários estados brasileiros, como Distrito Federal, Belo Horizonte, Pará e Rio de Janeiro, tornando a sua arte conhecida nacionalmente. Definido como Realismo Fantástico, ela “Apesar de ser nortista, ele não retratou em suas pinturas apenas o regionalismo, preocupou-se também em conscientizar e criticar através de sua arte os homens robóticos, a natureza mecanizada e a vida artificial”. 



Para conhecer mais, acesse www.ivamamanajas.com.br

Contatos pelo telefone (96) 9113-1041

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obervadores alternativos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails